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81 Ou seja, fornecendo soluções que garantem o recarregamento do veículo eletrificado em ca­ sa, nos estabelecimentos ou em áreas públi­ cas; o sistema de propulsão que controla, ge­ rencia e movimenta os veículos eletrificados e as plataformas de softwares que garantem a melhor experiência do usuário. Quando pensamos na realidade brasileira, de acordo com Alexandre Sakai, head para as áreas automotiva e eletromobilidade, a em­ presa atua em diversas frentes para oferecer infraestrutura completa de carregadores tan­ to para veículos de passeio como, também, caminhões e ônibus. Desde carregadores para os veículos leves como os “Wall Boxes” para os usuários recar­ regarem seus veículos em casa, carregadores mais parrudos que disponibilizam carga elé­ trica em locais públicos como postos, shop­ pings, etc., passando por carregadores de alta potência (capazes de fazer carga rápida em poucos minutos), até carregadores de veícu­ los pesados através do conceito de “Depot Charging” que fazem o carregamento na ga­ ragem no final do expediente ou “Opportu­ nity Charging” que são carregadores instala­ dos em pontos de parada e que são capazes de recarregar ônibus elétricos enquanto há o embarque e desembarque de passageiros. Há diversas aplicações já instaladas no Bra­ sil e outros projetos em fase de implemen­ tação. Há também o sistema eHighway, que são vias eletrificadas sobre estradas. Neste sistema, caminhões seguem uma rota eletri­ ficada, mas com a flexibilidade de operar por um período desconectado do sistema, como por exemplo no “last mile” ou em ultrapas­ sagens. “Já temos operações desta natureza na Europa e, aqui no Brasil, estamos fazendo experiências bemsucedidas em aplicações offroad, especialmente onde nossos clientes buscam soluções que os ajudam na estraté­ gia de descarbonização”, comenta Sakai. Além de todo leque de carregadores, a Siemens desde 2008 também oferece no Brasil o epowertrain que, como o nome deixa bem claro, é um tremdeforça elé­ trico que já foi, inclusive, testado no Brasil em ônibus da Agrale e em projeto de Célula a Combustível na EMTU. Com todo esse pro­ tagonismo no Brasil, voltado especialmente para infraestrutura de todo ecossistema da eletromobilidade, a Siemens também de­ senvolveu e disponibiliza sua plataforma em nuvem eCar Operation Center que disponi­ biliza o App aos usuários para mapeamento, reserva e pagamento pela utilização da es­ tação de recarga e o software de gestão para o operador da infraestrutura. Com todo esse expertise, a Siemens foi es­ colhida pela Volkswagen Caminhões e Ônibus comoparceiradoeconsórciomodular. “Somos responsáveis por fornecer toda infraestrutu­ ra elétrica de recarga dos veículos elétricos da VWCO que certamente revolucionarão as entregas urbanas no Brasil”, destaca Sakai. Por AutoData Empresarial

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