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81 Ou seja, fornecendo soluções que garantem o recarregamento do veículo eletrificado em ca sa, nos estabelecimentos ou em áreas públi cas; o sistema de propulsão que controla, ge rencia e movimenta os veículos eletrificados e as plataformas de softwares que garantem a melhor experiência do usuário. Quando pensamos na realidade brasileira, de acordo com Alexandre Sakai, head para as áreas automotiva e eletromobilidade, a em presa atua em diversas frentes para oferecer infraestrutura completa de carregadores tan to para veículos de passeio como, também, caminhões e ônibus. Desde carregadores para os veículos leves como os “Wall Boxes” para os usuários recar regarem seus veículos em casa, carregadores mais parrudos que disponibilizam carga elé trica em locais públicos como postos, shop pings, etc., passando por carregadores de alta potência (capazes de fazer carga rápida em poucos minutos), até carregadores de veícu los pesados através do conceito de “Depot Charging” que fazem o carregamento na ga ragem no final do expediente ou “Opportu nity Charging” que são carregadores instala dos em pontos de parada e que são capazes de recarregar ônibus elétricos enquanto há o embarque e desembarque de passageiros. Há diversas aplicações já instaladas no Bra sil e outros projetos em fase de implemen tação. Há também o sistema eHighway, que são vias eletrificadas sobre estradas. Neste sistema, caminhões seguem uma rota eletri ficada, mas com a flexibilidade de operar por um período desconectado do sistema, como por exemplo no “last mile” ou em ultrapas sagens. “Já temos operações desta natureza na Europa e, aqui no Brasil, estamos fazendo experiências bemsucedidas em aplicações offroad, especialmente onde nossos clientes buscam soluções que os ajudam na estraté gia de descarbonização”, comenta Sakai. Além de todo leque de carregadores, a Siemens desde 2008 também oferece no Brasil o epowertrain que, como o nome deixa bem claro, é um tremdeforça elé trico que já foi, inclusive, testado no Brasil em ônibus da Agrale e em projeto de Célula a Combustível na EMTU. Com todo esse pro tagonismo no Brasil, voltado especialmente para infraestrutura de todo ecossistema da eletromobilidade, a Siemens também de senvolveu e disponibiliza sua plataforma em nuvem eCar Operation Center que disponi biliza o App aos usuários para mapeamento, reserva e pagamento pela utilização da es tação de recarga e o software de gestão para o operador da infraestrutura. Com todo esse expertise, a Siemens foi es colhida pela Volkswagen Caminhões e Ônibus comoparceiradoeconsórciomodular. “Somos responsáveis por fornecer toda infraestrutu ra elétrica de recarga dos veículos elétricos da VWCO que certamente revolucionarão as entregas urbanas no Brasil”, destaca Sakai. Por AutoData Empresarial
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