378-2021-06
18 Maio 2021 | AutoData MERCADO » LANÇAMENTOS desenvolvimento exclusivo para o Brasil. O resultado começa por um novo e exclusivo visual, com destaque para a dianteira e o design da grade e dos fa- róis de assistência diurna que, segundo a empresa, foi composto por elementos inspirados nos movimentos do kung fu. A Caoa Chery sabe que o design é va- lorizado pelos consumidores que estão dando o primeiro passo no mundo dos SUVs e por isso oferece a família Tiggo com personalidades estéticas bastante diferentes nas várias opções. Já a traseira do 3X é mais conhecida, pois apresenta semelhanças com o Tiggo 2 e, além disso, entrega o porte do mo- delo: trata-se de um veículo compacto, com pouco mais de 2,5 m de distância entre eixos. O interior é bastante agradá- vel, com acabamento de couro sintético no painel, nas portas e nos bancos da versão Pro. Toda a configuração interna, como a definição de materiais e cores nos acabamentos, foi desenvolvida pela Caoa Chery, assim como as mais de vinte ações da engenharia nacional para reduzir em 40% ruídos na cabine. Na versão mais cara o painel de instrumentos digital colorido, mais simples na versão de entrada Plus, torna a experiência ao volante mais tec- nológica e eficiente, pois oferece todas as informações que o condutor necessita. É bom diferencial. O maior esforço no desenvolvimento ficou concentrado no motor 1 litro três cilindros turbo flex de 102 cv. Mudan - ças estruturais, como a fixação do bloco nas laterais da carroceria, reduziram a vibração, segundo os engenheiros. Essa é uma das novidades nesse motor global utilizado pela primeira vez fora da China. A calibração foi outro grande desafio e teve a participação da Delphi nos ensaios em bancada. “Fizemos os testes em campo para adequar a taxa de compressão ao eta- nol”, conta Alfonso. “Esse trabalho pode parecer trivial, mas é um desenvolvimento muito importante porque é o que entrega o prazer de dirigir para o motorista.” Amaior surpresa desse compacto po- wertrain do Tiggo 3X com transmissão CVT que simula nove velocidades é o torque. São 17,1 kgfm a apenas 2 mil rpm. Divulgação/VW
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=