378-2021-06
21 AutoData | Maio 2021 VW Play, detector de fadiga, borboletas atrás do volante para troca de marchas, sistema keyless, rodas de 18 polegadas. Para essa versão são dois os paco- tes de opcionais: Conforto, por R$ 5 mil 420, traz bancos revestidos em couro, bancos dianteiros com aquecimento e banco do motorista com ajustes elétricos e de lombar, e Segurança, por R$ 4 mil 790, adiciona frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e controle adaptativo de cruzeiro. Com ambas instaladas, assim, a Comfortline sobe para R$ 165,2 mil. A Highline adiciona o controle adap- tativo de cruzeiro com função Stop&Go, para situações de trânsito congestionado, luzes em LED na grade frontal, faróis com tecnologia IQ Light, iluminação interna personalizável, painel com tela de 10,25 polegadas, sistema de detecção de ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado e seleção de perfil de condução, por R$ 181 mil 790. Único opcional disponível aqui é o teto solar panorâmico, que custa R$ 5 mil 520 e eleva o preço final para R$ 187 mil 310. Todas as versões são sempre equi- padas com motor 1.4 TSI flex de 150 cv e câmbio automático de seis marchas. O volume e o mix de vendas espe- rados, entretanto, não foram revelados, como já é praxe no caso dos lançamen- tos da Volkswagen. Segundo a VWnovo SUV chegará às lojas somente no fim de junho, mas os mais afoitos puderam se encontrar na pré-venda, que, segundo a VW, durou coisa de 5 minutos. Em um genuíno momento ‘tem, mas acabou’ a abertura da pré-venda foi anun- ciada durante a apresentação do modelo ao vivo pela internet, exclusiva para im- prensa especializada, e antes mesmo que a live chegasse ao seu fim, logo depois, os executivos da empresa, demonstrando surpresa, afirmaram que o lote ofertado já se esgotara – ainda que não houves- se, assim, tempo suficiente sequer para que a notícia da abertura da pré-venda fosse veiculada por qualquer órgão de imprensa. A oferta na pré-venda foi para uma versão especial de lançamento baseada no modelo topo de linha Highline, de R$ 192 mil 470. Os ágeis compradores que conseguiram o modelo de pré-venda pelo site ganharam um ano de seguro, carência de um ano para financiamento em 36 vezes pelo Banco Volkswagen, sendo a última parcela de 40% do valor do veículo, um ano de mensalidade do Sem Parar e um ano de assinatura de dois aplicativos que podem ser acessa- dos pelo sistema de entretenimento a bordo. Os demais compradores, não tão ágeis quanto os trezentos da pré-venda, terão direito às três primeiras revisões gratuitamente, o que, pelos cálculos VW, representará economia de R$ 1,5 mil. Os serviços nas revendas para o novo SUV, também de acordo com a empresa, terão valores cerca de 20% mais baratos do que a média dos principais competidores. Ainda que a VWnão fale em números de venda, para Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, apenas uma eventual falta de componen- tes poderá atrapalhar um vasto sucesso comercial nesta abertura da carreira do Taos, que é produzido na Argentina, na unidade de Pacheco, que recebeu US$ 650 milhões em investimentos: “Apesar das novas restrições anuncia- das devido à pandemia na Argentina as fábricas podem continuar a produzir, não foram paralisadas, então estamos traba- lhando normalmente por lá. A previsão de produção não mudou, e a única coisa que poderá afetá-la é a disponibilidade das peças”. A esperança de Di Si é que a falta de componentes não estrague os resulta- dos alcançados até aqui: segundo ele a VW registrou no primeiro trimestre de 2021 seu melhor resultado dos últimos oito anos na América Latina, sendo que especificamente no Brasil a produção da empresa cresceu 20% e as expor- tações saltaram 30% na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto a participação de mercado avançou 1,3 pp.
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