378-2021-06

28 Maio 2021 | AutoData MONTADORAS » GESTÃO Os 23 da diretoria da Stellantis América do Sul guiu se sair bem, dentro do possível, no primeiro trimestre. Para Filosa colaborou a forte localização de componentes que os modelos Fiat e Jeep possuem e o trabalho das equipes de logística, compras e pro- dução, que monitoram a situação a todo o momento. “Colaboramos com os fornecedores porque muita coisa que eles usam ain- da vem da China ou de Taiwan.” O saldo da crise, acredita, será bus - ca por mais produção local: “Agora é a hora de pensar e decidir: correremos novos riscos de viver momentos como esse ou trataremos de buscar a própria independência? Muita gente está re- fletindo e reformulando estratégias no médio prazo”. Dentro desta lógica Filosa admitiu que os novos motores turbo flex produzidos em Betim, MG, poderão equipar modelos Peugeot e Citroën mais à frente: “São bons motores, que serão exportados. Queremos colocá-los no maior número possível de modelos”. ETANOL ENGAVETADO Falando em motores o presidente da Stellantis ainda revelou que o projeto E4, de um motor turbo movido exclusiva - mente a etanol desenvolvido pela FCA, não dará origem a um produto com esta característica. A ideia original do projeto, desenvolvi- do pela engenharia nacional, era reduzir drasticamente o consumo do etanol na comparação com a gasolina, enxugando em muito a diferença média de 30% pre - sente na maioria dos motores flex. Porém parte de seu desenvolvimento, alegou Filosa, foi aplicado na nova gera- ção de motores turboflex que começou a equipar os modelos da companhia, como os novos Fiat Toro e Jeep Compass. “O projeto continua conosco para ser- vir como insumo para possíveis novos desenvolvimentos”, resumiu Filosa, sem pormenorizar as razões do seu engave- tamento, apontado pela FCA, há pouco tempo, como “revolucionário”. André Montalvão: responsável pelas operações comerciais da Peugeot/Citroën Brasil Breno Kamei: responsável pela marca RAM e por programas e planejamento de produtos para a América do Sul Erica Baldini: responsável por recursos humanos & transformação para a América do Sul Everton Kurdejak: responsável pelas operações comerciais Jeep/ Ram DC no Brasil Alexandre Aquino: responsável pela marca Jeep na América do Sul Cristiani Campos: responsável pela área de planejamento e sinergias para a América do Sul Emanuele Cappellano: responsável pela área de finanças para a América do Sul

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=