378-2021-06
70 Junho 2021 | AutoData SÉRIE ESPECIAL » MONTADORAS CAPÍTULO 5 municaçãomuito forte. Estamos levando essa marca a patamares cada vez mais altos, e esse é o nosso objetivo. Rafael Chang – É claro que novos clien- tes são importantes e sempre são muito bem-vindos. Neste ano lançamos um veículo no mercado brasileiro que inau- gurou umnovo segmento para a Toyota, o Corolla Cross, e ele já está trazendo novos clientes para a nossa marca. No entanto a Toyota sempre trabalha com um planejamento de longo prazo e não levamos esse fator em consideração no nosso cronograma anual de produção ou planejamento de vendas. Mas, aprovei- tando esse tema, é importante reforçar que apesar de existir bastante incerteza quanto ao futuro, principalmente devido à pandemia, e da nossa lucratividade di- minuir a cada ano, o que complica nossa capacidade de investimento, seguimos comprometidos como Brasil e comnos- samissão de nos transformarmos emum dos maiores provedores de soluções de mobilidade para atender as necessida- des de nossos consumidores, no Brasil e no mundo. Ainda há um cenário incerto sobre as opções que serão adotadas no País com relação à necessária transição para a mobilidade limpa, sememissões. Fabri- cantes da Europa edaÁsia sinalizampara uma intensa produção deveículos elétri- cos já a partir de 2030. Como o senhor vê a chegadada eletrificação automotiva ao Brasil? Teremos condições de acompa- nhar o ritmo dos países desenvolvidos? está embusca de uma novamarca? Qual é a expectativa de crescimento da sua participação demercado considerando- -se essa hipótese? Airton Cousseau – A Nissan tem 3% de mercado no Brasil, então a oportunidade de crescer é muito grande. A entrada ou saída de umcompetidor causa impactos de diferentes formas no mercado, nem sempre só positivamente para os con- correntes. A Nissan tem compromisso com o Brasil, acredita no potencial do País e prefere ter seu plano estratégico baseado em seus pontos fortes e sua visão de mercado. Não podemos contar com este tipo de situação para evoluir. Mauro Correia – Acredito que todas as marcas estão atrás desses clientes. É natural, emalguns casos específicos que a Ford produzia e não produz mais, que esses clientes procurarão outras marcas e a Caoa está plenamente preparada para oferecer produtos e serviços de altíssima qualidade para esses consu- midores. Ao mesmo tempo continua- remos representando a Ford, que está trazendo carros espetaculares, mas nos casos emque a Ford deixou de participar do segmento temos produtos e somos bem competitivos. Temos uma grande expectativa de crescimento comamarca Caoa Chery de, até o último trimestre desse ano, estarmos na lista das dez marcas que mais vendem no Brasil e de mantermos um forte crescimento para o próximo ano, com o lançamento de novos produtos, aumento da capilaridade da nossa rede de distribuição e uma co- “ A situação ainda é volátil, o que torna difícil definir com certeza qualquer prognóstico, por isso na Toyota temos planos A, B e C dependendo das variáveis econômicas e de como a covid-19 vai evoluir.” Rafael Chang
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=