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20 Julho 2021 | AutoData MERCADO » MOTORIZAÇÃO H ouve um tempo, nem tão distante, em que os consumidores torciam o nariz para os modelos equipados com motor 1.0. Eram vistos como fracos, com sérias lacunas de potência e torque e nem sempre exatamente econô- micos, ou pelomenos não suficientemente econômicos para contrabalancear o fraco desempenho. Entretanto, como seu valor era muito abaixo daquele de modelos de maior litragem, acabavam por ser a única escolha possível no universo dos 0 KM. Esse tempo acabou. O mercado au- tomotivo nacional está vivendo um nítido renascimento dos modelos com motor 1.0, agora não mais com o preço como principal apelo mas, sim, a tecnologia em- barcada nestes motores. HISTÓRICO A era dos carros nacionais com motor 1.0, ainda que ofertas tenham ocorrido em algumas etapas anteriores, viveu seu real início a partir de 1990, com o protocolo do carro popular: veículos produzidos com esses motores tinham fortes benefícios fiscais e, assim, preços bemmais baratos. As montadoras conseguiriamvender mais e, em troca, não podiam demitir. A fórmula, iniciada com o Uno Mille, deu certo. Certíssimo. Mas a má fama foi, emparte, justificada, é preciso que se diga: dado o avanço da Fiat outras fabricantes tiveramque improvisar enquanto o desen- Por Marcos Rozen A VINGANÇA DOS POPULARES Mesmo com o fim da produção de vários modelos de entrada veículos com motor 1.0 voltam a mostrar força nas vendas, inclusive em SUVs PSEUDÔNIMO Motor 200 TSI da VW no cofre do Nivus: cliente por vezes nem sabe que se trata de um 1.0. volvimento de novos modelos ocorria, o que deu origem a carros não muito bem adaptados aos motores de menor cen- timetragem cúbica de cilindrada como Gol 1000, Chevette Júnior e Escort Hobby. O tempo foi passando e as coisas se ajustando, mesmo comos benefícios sen- do gradativamente retirados – sobrou o IPI reduzido em 4 pontos porcentuais ante os de motor acima de 1.0 L até 2.0 L. E assim em 2001 os populares tiveram seu maior momento de glória, representando absurdos 70% das vendas de automóveis no País. O apelo do preço foi lentamente per- dendo força, ano a ano, mas uma década depois os carros 1.0 ainda eram meta- Divulgação/VW

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