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21 AutoData | Julho 2021 Mas agora eles não sãomais populares, pois contam com tecnologias como tur- bocompressor e injeção direta em blocos de três cilindros, de forma que ocupam o cofre de vários modelos antes impensáveis para essa litragem, como SUVs, veículos mais pesados que os hatches compactos. Além disso, na maior parte dos casos, a oferta é com câmbio automático. A estabilidade de 2020 para 2021 é representativa e confirma o cenário, pois ocorreumesmo emummomento emque os populares de essência estão perden- do volume em vendas e sendo inclusive descontinuados, como já foi o caso de Nissan March, Ford Ka, VW Up!, Toyota Etios e Citroën C3 e o é, eminentemente, do Fiat Uno – algo simbolicamente muito representativo. Etios e C3 nem tinhammais opção 1.0 em seus últimos respiros, mas a lógica é a mesma. E assimnovos modelos, como os SUVs Volkswagen T-Cross e Nivus, têm sob o capô, pasme, oferta de motor 1.0 – para o caso do Nivus, inclusive, exclusivamente. Em ambos alcançam 128 cv com etanol, algo como duas vezes e meia mais do que aquele Mille carburado de 1990 e seus 48 cv, graças à adoção de injeção direta e turbo. O marketing também deu sua con- tribuição: o motor 1.0 desses dois novos SUVs Volkswagen se chama 200 TSI, uma referência ao torque de 200 Newton/me- tro, ou Nm, ainda que a própria fabrican- te use em suas fichas técnicas a medida em quilograma força-metro, no caso 20,4 kgfm. No fim das contas o que acontece é que o cliente nem sabe ou percebe que está comprando um carro 1.0. VEM MAIS Outro SUVque seguiu a mesma fórmu- la é o Chevrolet Tracker, que usa motor 1.0 turbo flex de 116 cv. AGM o chama apenas de Motor Turbo e no site da Chevrolet é simplesmente impossível descobrir que se trata de um 1.0, vez que a litragemnão está indicada em nenhum local da página do Tracker e não há ficha técnica disponível. Além do 1.0 há também oferta de um 1.2, de do mercado. Sua maior decadência ocorreu de 2010 em diante, com o ponto mais baixo registrado em 2016, com 33% de mercado. Em termos de volume o melhor ano foi 2010, com 1 milhão 375 mil dos 2,8milhões de automóveis vendidos. O ponto mais baixo dos anos recentes foi 2016, 559 mil em total de 1 milhão 688 mil. Desde o ano passado, porém, os 1.0 estão reagindo. Em 2020 participação de quase 48%, com 774 mil em mercado de 1 milhão 616 mil. Em 2021, até maio, abo - canharam fatia muito parecida. Participação dos automóveis 1.0 nas vendas ao mercado interno Em % - *Até maio. 1991 1996 2001 2006 2011 2016 2021* 11,1 49,2 69,8 53,4 42,1 33,1 47,7 Fonte: Anfavea

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