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22 Julho 2021 | AutoData MERCADO » MOTORIZAÇÃO mas somente para a versão topo de linha Premier, que de qualquer forma também pode ser equipada com o 1.0. Mais um caso semelhante é o do Caoa CheryTiggo 3x, último lançamento damar- ca: enquanto seu antecessor Tiggo 2 usa motor 1.5 L flex a novidade trouxe um 1.0 turbo flex, inédito para a fabricante. Ain - da que um pouco menos potente, 102 cv contra 115 cv, é superior em torque, com 17,1 kgfm ante 14,9. E não vai parar por aí: o novo Fiat Pulse, que será lançado em breve, trará o novo motor Stellantis GSE 1.0 turbo com injeção direta e MultiAir – sistema eletro-hidráulico de controle das válvulas de admissão – e cavalaria próxima ou levemente maior do que os VW 200 TSI. Assim como as concorrentes a Fiat também não vai dar identificação 1.0 ao seu novo motor: o GSE 1.3, que já estreou nos novos Compass e Toro, usa a nomenclatura T270, também referenciada no torque emNewton-metro. Ocorre, porém, que tudo tem seu pre- ço – e nesse caso a referência é literal. Se estão muito mais avançados e potentes a ponto de equipar veículos bem à frente do segmento de entrada, os novos 1.0 tam- bém estão muito, mas muito mais caros. No caso dos SUVs compactos de VW, Chevrolet e Caoa Chery, por exemplo, a tabela de preços sempre abre a conversa na casa dos três dígitos, de R$ 100 mil para cima. Ainda assim restam alguns poucos po- pulares raiz commotor 1.0 aspirado, repre- sentados principalmente por Renault Kwid e Fiat Mobi. Há também outras opções no degrau imediatamente acima, como Re- nault Sandero e Logan, Fiat Argo em suas versões de entrada, os VW Gol, Voyage e Polo igualmente em suas versões mais baratas, assim como o Hyundai HB20, que também tem o turbo. A Chevrolet tem o Joy, geração passada do Onix, que na nova oferece tanto o 1.0 aspirado quanto o turbo. A clara tendência, entretanto, é de ain- da maior avanço dos 1.0 com tecnologias turbo e afins e continuidade da descen - dente para os ‘mil’ aspirados e/ou quatro cilindros. Assimo downsizing, abordado há mais de uma década por esta AutoData , efetivamente dará as cartas com cada vez mais força no mercado nacional e deverá, muito em breve, fazer com o que os 1.0 voltem a representar a maioria das vendas, quebrando outra vez a barreira dos 50%. O placar por enquanto aponta os de 1;0 a 2.0 à frente com 50,7% e os 1.0 com 47,7%. É questão de tempo. MAIS UM, MAIS UM Fiat Pulse será o primeiro a receber o novo motor GSE 1.0 turbo flex com MultiAir e injeção direta da Stellantis made in Betim, MG Divulgação/Stellantis

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