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80 Julho 2021 | AutoData ANIVERSÁRIO » FIAT 45 ANOS a evitar infiltrações de pó que poderiam causar abrasões nas peças móveis. Aumentar a potência sem que o con- sumo fosse alterado tornou-se a seguir a principal preocupação dos técnicos. Graças a eles e à elasticidade do motor, foi possível obter um alto desempenho associado à economia de gasolina aumen- tando a capacidade cúbica para 1048,8 cm³ de cilindrada e reduzindo a taxa de compressão para 7,2:1. A partir destes pontos básicos todo o automóvel começou a assumir a sua fisionomia brasileira. Omotor mais potente, maior do que o utilizado no modelo ita- liano, levou a um redimensionamento da parte dianteira com a elevação de alguns centímetros do capô. Em consequência os faróis foram incluídos no conjunto, para manter o equilíbrio estrutural do projeto. Com a modificação as janelas traseiras do modelo 147 passaram a possuir uma área de iluminação bem maior. As modificações iam acontecendo paralelamente: para o novo motor, mais dimensionado, foi projetada uma suspen- são dianteira adequada. Essa suspensão do 147 levou à utilização de reforços ex- tras nos pontos de fixação da carroceria. Com o acréscimo de peso o Fiat 147 teve um redimensionamento na sua altura livre em relação ao solo, também para que ele pudesse vencer sem dificuldade as estradas barrentas. Os testes consumiram todo o ano de 1974 e entraram pelo de 1975. A rigor so- mente no começo deste ano é que o Fiat 147 começou a chegar mais próximo da- quela que seria a sua forma definitiva: cada modificação era paralelamente testada nas ruas e estradas brasileiras e nos laborató- rios e pistas de teste da fábrica de Turim. Numa primeira fase nada menos do que seis carros protótipos, commecânica definitiva e carroceria com estética provi - sória, foram construídos na fábrica da Fiat italiana. Destes, três foram enviados ao Brasil para testes de qualidade e de fadiga e três ficaram na Itália para testes seme - lhantes e, também, os de segurança nos laboratórios e pistas especiais da empresa. Numa segunda fase outros carros, es- tes já também com a estética definida, foram construídos pela Fiat italiana, des- tinados a verificar a validade das modifica - ções sugeridas pelos primeiros protótipos. Também neste caso alguns vieram para o Brasil e outros permaneceram na Itália. Outros carros definitivos foram desti - nados especialmente ao departamento de assistência técnica da Fiat brasileira, para iniciar o treinamento daqueles que,

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