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19 AutoData | Agosto 2021 comdiesel e os planos demanutenção são bem reduzidos. Calculamos que em cinco a seis anos de operação o investimento é pago se comparado com os equivalentes a diesel”. As linhas de Resende, RJ, iniciaram a produção do e-Delivery ao ritmo de vinte unidades por mês, mas já no ano que vem este movimento deverá subir para cem veículos mensais. Alouche garante que não há limitação: há como produzir mais se a demanda vier. São duas as configurações do VWCO e-Delivery: 11 toneladas 4x2, com 10,7 to - neladas de PBT e 6,3 toneladas de carga útil, e 14 toneladas 6x2, que oferece 14,3 T de PBT e 9,1 t de carga útil. MUDANÇAS EM RESENDE Para produzir seus modelos 100% elétricos a VWCO criou no Complexo In - dustrial de Resende estrutura dedicada à eletrificação dos caminhões que, mais à frente, será usada tambémpor outros mo - delos. O e-shop, como foi batizado, está instalado no fim da linha de montagem da fábrica, onde os e-Delivery convivem com os modelos a diesel. O processo de produção é semelhante – a cabine do elé - trico, por exemplo, é a mesma dos VW Delivery a combustão. Divulgação/VWCO Essa convivência de diesel com elé - tricos nas linhas permite, segundo a VW Caminhões e Ônibus, elevar os ganhos de eficiência na fábrica. Para produzir caminhões elétricos em Resende a companhia desembolsou R$ 150 milhões e formou parcerias. Replicou a experiência do Consórcio Modular na fábrica sul-fluminense para o e-Consórcio, formado por CATL, Moura, Weg, Bosch, Meritor, Semcon, Siemens e Eletra. Mais próximo ao lançamento ganhou reforço da ABB e da GDSolar. O objetivo é entregar ao cliente não apenas o caminhão mas toda a infraestrutura necessária para que ele rode com energia limpa. A VWCO oferece aos compradores duas opções de baterias: são pacotes de três ou seis módulos – e quanto maior a autonomia maior o preço de aquisição, pois são as baterias os componentes que mais encarecemo veículo elétrico. O preço para o modelo de 11 toneladas com três packs de bateria é R$ 780 mil, que sobe para R$ 967 mil para o modelo com seis packs, e R$ 795 mil para o de 14 toneladas com três e R$ 980 mil com seis. Afirma a fabricante que é possível per - correr até 250 quilômetros comuma carga, dependendo da configuração, e alcançar 80% da recarga em 45 minutos, caso seja
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