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25 AutoData | Agosto 2021 “Papel em branco, dez engenheiros novos, três a quatro dedicados e o res - to como suporte da fábrica. Partimos do zero, com equipe nova, em um mundo completamente diferente daquele do qual estávamos acostumados. Dedicamos muito esforço e empenho em software e seus controles. Esse é o grande segredo do projeto: foi onde conseguimos refinar e dar maturidade de controle e precisão no veículo.” Mais de cinquenta fornecedores novos foram cadastrados para testes e avalia - ções. Os testes, aliás, foram um caso à parte: como testar a bateria? Algumas das análises foram também criadas do zero, dadas as poucas referências globais. As parcerias formadas com o e-Consórcio, segundo ele, foram importantes e acele - raram o processo. Mas nada ajudou mais do que o inte - resse da Ambev que, ao sinalizar intenção de comprar 1,6 mil unidades de um cami - nhão que ainda nem estava em produção, ofereceu sua operação como campo de testes práticos para o e-Delivery: “Foi fan - tástico. Fizemos parte do desenvolvimento do produto a partir de uma aplicação real. Um alimentou o outro”. Segundo Franceschini os testes prá - ticos na operação da Ambev aceleraram em pelo menos um ano o lançamento do caminhão e-Delivery: “Colocamos o produto no mercado em três anos, sendo que sem a Ambev levaríamos de quatro a cinco”. No total forammais de 45 mil quilôme - tros de testes em aplicação real e mais de 400mil quilômetros em testes de durabili - dade, sem emitir um único grama de CO2. O resultado foi o reconhecimento, dentro do GrupoTraton, de uma engenharia capaz de prover soluções em eletrificação: “Agrande beleza disso tudo é que, hoje, a engenharia brasileira está posicionada no mesmo nível da sueca, da alemã, da esta - dunidense. Não precisamos mais esperar soluções virem de fora: nos reunimos aqui para discutir plataformas, desenvolvimen - to. Colocamos a engenharia brasileira em um patamar inédito”.

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