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38 Agosto 2021 | AutoData DIESEL » EURO 6 A s Olimpíadas de Tóquio ficarampara trás, mas a corrida que as fabrican - tes de ônibus e caminhões travam para atender às normas de emis - sões conhecidas como Euro 6 continua, e é cheia de obstáculos. A largada foi dada em novembro de 2018 com a publicação da Resolução nº 490 do Conama, Conselho Nacional do Meio Ambiente, que estabelece novos limites de poluentes. Em linhas gerais a norma que entra em vigor em janeiro de 2023 prevê redução de 80% de NOx, óxi - do de nitrogênio, e de 70% no material particulado. Por Hairton Ponciano Voz Corrida contra o relógio Há risco de que nem todos os envolvidos estejam prontos para colocar no mercado veículos Euro 6 até janeiro de 2023 A pandemia que paralisou atividades em 2020 – e que deixa reflexos até agora – colocou barreiras e chicanes no trajeto. Com isso a corrida passou a ser disputada não propriamente por uma empresa versus a outra, mas sim todas contra o relógio. Assim, computadas paradas prolonga - das e atrasos pontuais de fornecedores, as fabricantes correm para tentar cumprir o prazo. Não está descartado, inclusive, algum atraso em um ou outro modelo. De acordo com Alexandre Parker, diretor de assuntos corporativos da Volvo, existe um risco “muito grande” de que nem toda a gama esteja pronto a tempo. O executivo
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