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39 AutoData | Agosto 2021 da montadora sediada em Curitiba, PR, diz que a Anfavea – associação da qual também é vice-presidente – tentou “bus - car diálogo e tentar tecnicamente explicar a necessidade de eventual postergação”, mas de acordo com ele “não se veem si - nais de que isso vá acontecer”. Assim as marcas mantêm esforços agora para cumprir a data. Parker diz que de todas as fases do Proconve esta é a que exige o maior desenvolvimento e um dos maiores investimentos. De acordo com o executivo o Euro 6 está absorvendo a maior parte do investimento de R$ 1 bilhão que a Volvo reservou para o período de 2020 a 2023 – que também inclui novos produtos. De acordo com seus cálculos contin - gente de 200 a 250 pessoas trabalham agora nos projetos, isso sem contar as equipes dos fornecedores. “São vários pro - jetos, com vários times de engenharia, e todos passando apertomais oumenos pa - recido.” Após paralisação completa de três meses na fábrica durante o ano passado e outros atrasos ocorridos nos fornecedores, a Volvo corre atrás do prejuízo, garante Parker, explicando que “tivemos falta até de peças para os protótipos”. Divulgação/Volvo Trucks Divulgação/MB GARANTIA DE 700 MIL KM Embora a legislação seja conhecida pelo nome genérico de Euro 6, na prática a fase P8 do Conama tem características próprias que representaram desafios adi - cionais. É o caso, por exemplo, da obriga - toriedade de garantir osmesmos limites de emissões do veículo novo por pelo menos 700 mil quilômetros ou 7 anos. Para tanto, os veículos devempossuir o equipamento de diagnóstico conhecido como OBD, de On Board Diagnose, que permite acesso às informações do veículo, incluindo his - tórico de falhas. Parker informa que não basta trazer a receita empregada pela matriz na Europa, porque os veículos, mesmo sendo proje - tos globais, têm diferenças. É o caso, por exemplo, da linha de caminhões pesados da Volvo. “Na Europa eles trabalham com composições de 44, 45 toneladas, mas nós temos composições de até 74 toneladas.” Entram nesta categoria os bitrens, utiliza - dos em transporte de grãos, por exemplo. Isso altera a calibração do motor e os sistemas de pós-tratamento de gases, sem contar a parte estrutural. Afora os produtos globais, a Volvo tem também a linha VM, caminhão semipesado de projeto local, e

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