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40 Agosto 2021 | AutoData DIESEL » EURO 6 que portanto sem receita prévia. É o tipo de tarefa que, segundo Parker, demandou estudos para definir a melhor estratégia. “A base da tecnologia é a mesma, mas cada produto tem suas particularidades.” O executivo diz que às vezes a solução pode ser carregar umpouco mais o catali - sador com reforço de conteúdometálico, o filtro dematerial particulado ou fazer maior recirculação de gases. De acordo com ele os testes de campo estão começando agora e devem durar até praticamente o fim do ano que vem. TESTES DE FASE FRIA Diretor de Desenvolvimento de Agre - gados da Mercedes-Benz do Brasil, Tho - mas Lemcke enfrenta desafios similares. Ele reforça que as diferenças da fase P8 em relação à Euro 6 representam desafio extra, embora faça questão de enfatizar que as mudanças são positivas do ponto de vista ambiental. “Os testes sãomais severos e passaram a considerar a fase fria”, recorda – ou seja, o sistema de pós-tratamento de gases temde estar adequado às normas mesmo antes de o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento. Outro desafio é realizar os testes de emissões em condi - ções reais de uso, o Real Drive Emissions, e não apenas no banco de provas, como ocorreu até agora. De acordo comLemcke na Europa bas - ta o fabricante assegurar que o veículo reproduz em condições de rodagem os limites verificados no banco de provas, mas aqui será obrigatória a possibilidade de aferição. É aí que entra o OBD. Além disso o teor de biodiesel irá, ao menos em teoria, aumentar. Segundo o executivo hoje ele deveria ser B13, ou 13% de adição, mas voltou para B10 durante al - gum tempo e agora está emB12. Já a nova norma prevê teor B15. Assim, diz Lemcke, há uma série de compostos químicos na nova formulação do combustível, o que pode afetar a eficiência de conversão do sistema de pós-tratamento. Segundo o executivo para se adequar às mudanças foram realizados investimen - tos em bancos de provas específicos para Euro 6 e em equipamentos para testes nos veículos. E também trabalho de ca - pacitação técnica, porque a tecnologia é nova e tem maior complexidade em sistemas como EGR, filtro de partículas e catalisador. “Temos muito pessoal daqui na Alemanha, assim como profissionais de lá trabalhando aqui.” O executivo garante que a empresa está “colocando energia” para atender ao prazo.

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