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42 Agosto 2021 | AutoData DIESEL » EURO 6 ESTREIAS JÁ NO ANO QUE VEM Márcio Querichelli, presidente da Iveco na América do Sul, reitera que a mudança será benéfica para o meio ambiente, e que, apesar da necessidade de alteração dos cronogramas de testes, além das di - ficuldades na cadeia de suprimentos, a empresa está “em linha com os prazos da legislação”. Tanto que planeja iniciar a produção da família Daily 35, de até 3,5 toneladas, em janeiro do ano que vem com a tecnologia Euro 6. da norma nacional a Cummins realizou investimentos não apenas em produ - tos, mas em plantas e pessoal. Segundo Santi a empresa investiu cerca de R$ 160 milhões na fábrica de Guarulhos, SP. A empresa tem uma unidade de negócios dedicada exclusivamente a sistemas de pós-tratamento, a Cummins Emission So - lutions, CES, o que semostrou estratégico, já que as maiores mudanças relativas à Euro 6 estão relacionadas ao pós-trata - mento de gases. “O motor evoluiu, mas O executivo também informa que o restante da gama está em fase de testes avançados de desenvolvimento para iniciar a produção em janeiro de 2023. Líder de Desenvolvimento de Motores da Cummins da América Latina, Dennys Santi assegura que a empresa está prepa - rada paramanter os prazos, e que os testes seguemna fase de ajustes mais finos, para aferição de desempenho e emissões. Apesar de ter aproveitado sinergia com produtos da marca já em uso na China e na Europa, o executivo informa que atual - mente o trabalho baseia-se em calibração de consumo e outros aspectos, que não são os mesmos de outros mercados. Para chegar a esse estágio de ade - quação, que além das particularidades o pós-tratamento evoluiu muito mais.” De acordo com ele a tecnologia em - pregada pela CES possibilitou que a unida - de de pós-tratamento ficasse 60% menor e 40% mais leve em relação aos sistemas empregados na Europa e outros mercados para legislação semelhante. Além disso o sistema serve a motores eletrônicos de outros fabricantes. Segundo o executivo, a empresa está finalizando os trabalhos e se prepara para começar as certificações. A expectativa é começar o processo de homologação a partir do último trimestre deste ano para entregar os motores aos fabricantes de veículos – afinal as montadoras precisam de tempo hábil para realizar os lançamen - tos em janeiro de 2023.

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