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J O R N A D A D I G I TA L S I E M E N S opções de mobilidade e recarregamento de veícu­ los elétricos como serviço, isto graças as tecnolo­ gias digitais. Outra tendência observada: os ciclos de lançamentos mais curtos, ao mesmo tempo que são exigidas mais qualidade, maior segurança e au­ mento de eficiência dos veículos. “Esses objetivos combinados são possíveis através da utilização das tecnologias digitais nas várias etapas de desenvolvi­ mento de um veículo”, comenta Sakai. Desta maneira, para Renato Lima, desenvolve­ dor de negócios digitais, “fica evidente que a Trans­ formação Digital está modificando a cadeia de valor na indústria automotiva, viabilizando novos modelos de negócios e serviços que agregam valor ao cliente e garantem a melhor experiência do usuário”. Neste cenário, a cultura da transformação que traz uma nova mentalidade e a capacidade para a disrupção são fatores importantes para entender as novas Ca­ deias de Valor da Mobilidade. Quando se considera que o setor automotivo é um dos mais globalizados do planeta, é impor­ tante destacar que as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 oferecidas pela Siemens na Europa, nos EUA, na China e em muitos outros países são as mesmas que estão disponíveis também no Brasil. O que permite que a indústria nacional possa concor­ rer em pé de igualdade com suas concorrentes em qualquer lugar do mundo. “Vale lembrar que, nes­ ta nova realidade da Indústria 4.0, não são mais as grandes empresas que vencem a concorrência con­ tra as menores, mas as mais rápidas que vencem as mais lentas”. AUTOMAÇÃO, a 3 Revolução Industrial a » VEJA NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

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