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22 Setembro 2021 | AutoData CONJUNTURA » DISTRIBUIÇÃO 57,8 % 53,0 % 44,1 % 24,2 % 22,4 % 14,7 % 5,7 % Faturamento das maiores redes Em R$ bilhões* 2019 | 2021 Fiat Jeep Peugeot Mitsubishi Toyota Hyundai Citroën que temos são trocas de grupos e con- solidações”, assegura Hertzel Bennesby, presidente do conselho deliberativo da Abrac e concessionário há cinquenta anos, com catorze lojas nas regiões Sudeste e Norte do País. FATURAMENTO DE PRÉ-PANDEMIA Pelas estimativas da Fenabrave, entida- de que reúne as associações de marca, o setor estaria vendendo hoje 20% amais não fosse a falta de produtos nas lojas, garante o seu diretor executivo, Marcelo Franciulli: “Essas vendas deixaram de ser feitas ape- nas em função da falta de componentes”. Fatores atenuantes ajudama explicar, no entanto, por que o setor consegue passar sem quebradeira pela crise de oferta logo após enfrentar o choque da crise sanitária, responsável por fechar lojas por mais de doismeses emalguns dosmaioresmerca- dos do País durante o períodomais agudo da pandemia. Do ponto de vista dos custos a situação atual pega o setor em meio a um ciclo de redimensionamento, com substituição de revendas completas por lojas menores e que se pagammais facilmente nos grandes centros urbanos. Com a chegada da pandemia, e en- quanto se adaptavama processos de aten- dimentovirtual, as concessionárias também enxugaram a conta trabalhista, fechando, até aqui, 17,5mil postos de trabalho em todo o País. O saldo está no Caged, o banco de dados do governo onde são registradas as movimentações no mercado de trabalho formal. Como os veículos não ficam mais pa - rados por muito tempo nas lojas – quase tudo que é entregue pelas fábricas já tem umcomprador –, caiu tambémo custo dos estoques, reduzidos aos níveis mais baixos da história segundo a Anfavea: quinze dias em julho, sendo dez nas fábricas e cinco na rede. Já do lado das receitas, daquilo que entra no caixa, a indústria, mesmo sem recuperar volumes, já resgatou o potencial de faturamento de antes da pandemia. Le- vantamento feito pela consultoria Jato Dy- namics com exclusividade para AutoData mostra que as vendas de janeiro a julho nas trezemaiores redes de concessionárias do Brasil, aquelas com no mínimo cem lojas, correspondem a R$ 117 bilhões em mon- tante financeiro se considerado o preço de referência dos veículos licenciados. Mesmo como peso da Ford, que fechou definitivamente suas fábricas no País neste período, a cifra é 5,6% superior à do mes- mo período de 2019, diferença justificada pelo quadro de demanda superior à oferta, que abre espaço a repasses de custos e direcionamento da produção a automóveis mais rentáveis, principalmente utilitários esportivos. De acordo com Milad Kalume Neto, diretor de desenvolvimento de negócios da Jato, “asmontadoras estão administran- do a escassez de peças de duas formas principais: direcionam as disponíveis para 14,2 8,3 1,1 1,9 13,6 7,7 1,2 22,4 12,7 1,6 2,4 16,6 8,8 1,3

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