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Setembro 2021 | AutoData responsabilidade com o mercado local. Não deixaremos de exportar, mas não te- mos planos de ampliar a parcela enviada a outros países no momento”. Segundo o CEO a companhia conduz hoje projetos com duas montadoras, de identidade ainda sigilosa por força de contrato, para desenvolver novos produ- tos para veículos elétricos. O objetivo é audacioso: “Queremos liderar o mercado brasileiro de pneus para caminhões e ôni- bus elétricos”. ANIP RECLAMA Mas, como diria o poeta, nem tudo são flores. A Anip reclama de decisão da Ca - mex, Câmara de Comércio Exterior, que no início do ano zerou a alíquota do imposto de importação para pneus de carga, que era de 16%. Na ocasião o órgão afirmou que a intenção era reduzir o custo final de aquisição por caminhoneiros autônomos, usando como argumento falta do produto nomercado e, com isso, preços mais altos. Para Klaus Curt Müller, presidente da Anip, o efeito prático é o oposto. Ele ar- gumenta que embora o pneu de carga importado custe cerca de R$ 400 a menos na aquisição a economia não se traduz emmenor custo durante toda a operação, pois a vida útil e a capacidade de reforma do pneu vindo do Exterior são menores. Por seus cálculos em 300 mil quilômetros rodados o importado custará R$ 3,2 mil a mais – se considerado um implemento que utiliza dezoito pneus o valor sobe para cerca de R$ 56 mil extras. Müller diz ainda que “a redução do im- posto de importação afeta empregos e investimentos: se o cenário não mudar é mais interessante para as associadas im- portar cada vez mais também, reduzindo a produção nacional e competindo somente com os atuais importadores”. A Anip ainda se preocupa com a au- sência de um prazo para que a alíquota retorne ao seu patamar original, pois em casos desta natureza é de praxe que a redução dure por vota de seis meses: “Já atingimos um pico mensal de importação de 274 mil pneus, volume que não era alcançado desde 2012”. Como alternativa a Anip apresentou ao governo federal proposta de criação de um programa de financiamento a longo prazo para a compra de pneus por mo- toristas autônomos, sugerindo que este seja capitaneado pelo BNDES utilizando justamente recursos recolhidos a partir do II com alíquota de 16%. Divulgação/Sumitomo 30 FORNECEDORES » PNEUS

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