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33 AutoData | Setembro 2021 mia fez comque o mercado argentino, por exemplo, retornasse ao patamar de 2010”. Ele chamou a atenção para o tema da importação de veículos usados, permitida em alguns países da América Latina. Em 2020 o México importou 124,3 mil veículos usados, 13% do total de novos vendidos, sendo que de 2005 a 2020 entraram no país 8,6 milhões de unidades, com idade média de 14 anos para leves e de 18 anos para pesados. No Paraguai a importação em 2020 somou 23 mil unidades, e deverá chegar a 25 mil em 2021, com idade média de 18 anos. Na Bolívia o cenário é parecido, de acordo com Saubidet, que citou os três países como os maiores importadores de usados. No Peru, lembrou, a prática foi extinta recentemente. R$ 1 BI = 32,5 MIL EMPREGOS Outros números relevantes foram apontados por Fabrizio Sardelli Panzini, gerente de políticas de integração interna- cional da CNI, Confederação Nacional da Indústria, também palestrante do evento: a cada R$ 1 bilhão vendido a países do Mercosul no ano passado foram gerados R$ 680milhões em salários no Brasil e 32,5 mil empregos. O efeito só não é maior do que o causado pelas vendas aos Estados Unidos, com retorno de R$ 688 milhões em renda e de 34,5 mil postos de trabalho. Com relação aos impostos decorrentes do comércio exterior o Mercosul é o que exerce maior repercussão: R$ 363 milhões a cada R$ 1 bilhão exportado em 2020. Os Estados Unidos vêmna sequência, comR$ 339,5 milhões. Quanto à produção estimu- lada, ou seja, quanto se gera em cadeia no Brasil, o bloco e o País empatam com R$ 4,2 bilhões como reflexo da negociação. Panzini contou que esse valor torna-se menor conforme a pauta de exportações ganha contornos primários: “Temos olhado esses impactos para dentro, e não ape- nas os valores exportados. É importante, inclusive, que o Mercosul volte a crescer para que omontante sejamaior, e também a qualidade dessa integração. E, por essa ótica, o bloco é sempre o primeiro ou o segundo, bem à frente da União Europeia e de países asiáticos”. Outros dados: embora mais de 90% das exportações brasileiras tenham como destino países da América Latina menos de 10% dos veículos consumidos na região,
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