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AutoData | Setembro 2021 71 PRÊMIO AUTODATA 2021 » SISTEMISTAS E FORNECEDORES 2021 Prêmio 2021 Prêmio Ao traçar sua estratégia para as próximas décadas a Michelin celebra avanços tecnológicos originados em P&D: são 6 mil pessoas que trabalham em sete centros de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo e parcerias que ajudarão a empresa a atingir a meta de tornar seus pneus 100% sustentáveis até 2050. Hoje cerca de 30% dos componentes usados na fabricação de pneus já são feitos de matérias-primas naturais, recicladas ou sustentáveis. A Michelin tem firmado parcerias com startups inovadoras para desenvolver tecnologias que vão muito além dos pneus. Elas podem ser utilizadas em outras indústrias, permitindo aproveitar também a recuperação de matérias-primas reutilizáveis e a reciclagem de pneus usados. As empresas Axens e IFP Energies Nouvelles lideram o projeto BioButterfly, trabalhando com a Michelin desde 2019 na produção de butadieno de origem biológica para substituir o butadieno à base de petróleo, usando a biomassa de aparas de madeira, cascas de arroz, folhas, talos de milho e outros resíduos. Assinada em novembro de 2020 a parceria Michelin com a canadense Pyrowave pode produzir estireno reciclado a partir de plásticos encontrados em embalagens, ummonômero usado para fabricar poliestireno, borracha sintética para pneus e uma ampla variedade de bens de consumo. O equivalente a 42 bilhões de potes de iogurte poderia ser reciclado em pneus Michelin, por exemplo. O processo revolucionário desenvolvido pela startup francesa Carbios usa enzimas para desconstruir resíduos de plástico PET em seus monômeros puros originais, que podem ser recuperados e reutilizados para fazer novos plásticos PET. Um desses plásticos recuperados é o fio de poliéster para fabricação de pneus. Cerca de 4 bilhões de garrafas de plástico poderiam ser potencialmente recicladas em pneus Michelin todos os anos. A Michelin ainda anunciou a construção da sua primeira usina de reciclagem de pneus com a Enviro, no Chile. A empresa sueca desenvolveu uma tecnologia que recupera negro de carbono, óleo de pirólise, aço, gás e outros materiais reutilizáveis de pneus em fim de vida. Isso permitirá que os materiais desses pneus sejam reaproveitados em diversos tipos de processos de produção à base de borracha. Preocupação com sustentabilidade vai além da fabricação de pneus MICHELIN Divulgação/Michelin
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