383-2021-11

J O R N A D A D I G I TA L S I E M E N S 3 8 C riada em 1969 para fins militares, a Internet se popularizou e ganhou a extraordinária di­ mensão atual a partir dos anos 1990 quando começou a ser utilizada com objetivos mais pacíficos e, naturalmente, comerciais. A partir deste momento, em pouco menos de 30 anos, essa poderosa ferra­ menta de comunicação passou a fazer parte do cotidi­ ano tanto das pessoas como, também, das empresas. Hoje em dia a Internet é tão globalmente indis­ pensável como a própria energia elétrica e, nos últi­ mos cinco anos, superou em importância, inclusive o COMUNICAÇÃO INDUSTRIAL ELEVA COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA NACIONAL telefone por oferecer uma comunicação muito mais ágil e eficiente. Esse processo acelerado desencade­ ou a quarta fase da Revolução Industrial, mais conhe­ cido como Industria 4.0, cuja base, essencialmente, é a digitalização. Com a maturidade da Internet, inovações passa­ ram a acontecer não mais a cada novo século, nem mesmo a cada nova década, mas a cada novo ano. Se há pouco tempo essa ferramenta servia para agilizar a comunicação entre pessoas, agora ela já passa a vi­ abilizar a comunicação entre máquinas, equipamen­ tos e objetos com a Internet das Coisas. Há, ainda, o Big Data, que é a exponencial quan­ tidade de dados gerados a cada segundo e, para não ir tão longe, temos a Inteligência Artificial que per­ mite que máquinas não só sejam capazes de pensar e agir, mas também de aprender e se aprimorar ru­ mo à sonhada perfeição. A comunicação industrial é a virada de chave ca­ paz de conduzir as empresas ruma à Jornada Digi­ tal. Para a Inteligência Artificial funcionar com a tão almejada alta eficiência, é preciso criar um ambiente industrial onde, literalmente, máquinas e pessoas es­ tejam conectadas. “As redes de comunicação industrial aprimoraram sobremaneira a interação entre profissionais e os e­

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=