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36 Dezembro 2021 | AutoData MONTADORAS » INVESTIMENTO Atualmente são produzidos na fábrica de Santa Catarina o sedã Série 3, os SUVs X1 e os atuais X3 e X4, que sairão de linha para abrir espaço para os novos modelos. O índice de nacionalização está em torno de 60%, patamar que deverá ser mantido. O novo X3 será produzido em versão única, a M40i, e o X4 em duas versões, xDrive 30i M Sport e a M40i, sendo este o veículo leve dotado do motor mais po- tente produzido no Brasil, 387 cv. As três versões utilizam apenas motor a com- bustão interna. Parte do investimento também será usada para mudanças na fábrica, com al- gumas já em execução para que as uni- dades pré-série do X3 e X4 entrem em produção. Além disso o aporte servirá também para que a equipe de engenharia brasileira participe mais do desenvolvi- mento global de softwares e digitalização. A empresa também pretende avançar aqui com seu plano global de sustentabi- lidade. A fábrica de Araquari e a de motos em Manaus, AM, além do escritório em São Paulo, segundo a BMW já atingiram a neutralidade em emissões de CO2 graças à compensação realizada pela empresa na fazenda de vento de Morrinhos, BA, que produz energia eólica. Ainda de acordo com a empresa em 2020 sua redução no consumo de energia chegou a mais de 3 mil MWh. No consumo de água houve queda de quase 2 milhões de litros e a geração de lixo foi diminuída em aproximadamente 6 toneladas. O número de painéis fotovoltaicos ins- talados nos telhados da fábrica deAraquari cresceu de 562 em 2019 para 1 mil 372 até agora. São capazes de gerar até 788 MWh de energia, ajudando a reduzir em 20% as emissões de CO2. O plano global da BMWprevê reduzir a emissão de CO2 na produção em 80% até 2030, alémde em 50% no uso dos veículos produzidos por quilômetro rodado e em 20% na cadeia de fornecimento. Evoque de volta A Jaguar Land Rover voltou a produzir o Range Rover Evoque em Itatiaia, RJ. A produção do modelo ali havia se encerrado em 2019. Desde então o mercado nacional era abastecido com o modelo importado da unidade de Halewood, Inglaterra. A unidade passou por processo de modernização para receber a plataforma da nova geração do modelo, que foi um dos primeiros a ser produzidos ali, ao lado do Discovery Sport, que permaneceu em linha. Segundo a companhia a fábrica emprega mais de quatrocentos funcionários, dentre os quais alguns operam na Clínica de Restauração, operação dedicada a restaurar modelos clássicos Land Rover. O reinício da produção do Evoque foi celebrada com evento na fábrica, que recebeu François Dossa, diretor executivo de estratégia e sustentabilidade da JLR no Reino Unido, Martin Limpert, diretor de região Overseas, e Fréderic Drouin, presidente para a América Latina e Caribe. Em nota Drouin afirmou que “estamos muito felizes em retomar a produção de um veículo tão emblemático como o Evoque em solo nacional. Muito além de um carro o Evoque traduz a essência da marca Land Rover, entregando uma visão de luxo moderno por meio do design, da qualidade e da eficiência”.

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