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21 AutoData | Fevereiro 2022 gócios do setor o presidente da Fenabrave mostra desconforto com a narrativa de plataformas que atuam de ponta-a-ponta no mercado de usados, desde a compra dos veículos de seus donos, passando por reparação, anúncios até a revenda para outras pessoas físicas por meio 100% digital ou misto, em lojas próprias. “Algumas autotechs tentam descons- truir a imagem das concessionárias para ganhar mercado, o que creditamos a um perfil de empresa predatória e ineficien - te, que não se importa com a satisfação dos clientes e que só pretende lucrar e continuar investindo seu capital no país de origem, não na geração de empregos e arrecadação de impostos aqui.” Gigante do setor, a mexicana Kavak, Divulgação/Kavak avaliada emmais de US$ 1 bilhão, chegou ao Brasil no fim de 2021 com apetite para competir e R$ 2,5 bilhões para investir no terceiro maior mercado mundial de usa- dos, incluindo compra de veículos, oficina própria e revenda com garantia de dois anos, via internet ou em 22 showrooms já abertos no Estado de São Paulo e onze já planejados para o Rio de Janeiro. Roger Laughlin, CEO da Kavak Bra- sil, afirma que “o mercado de usados é extremamente pulverizado, com menos de 0,5% de concentração por participan- te. Há oportunidades para todos os tipos de empresas e em todos os modelos de negócios. Mais de 60% das operações do setor são feitas via pessoas físicas, com uma infinidade de problemas mecânicos, de fraude e vícios ocultos. As concessio- nárias de seminovos garantem atendi- mento melhor, mas para número limitado de clientes. As autotechs estão chegando para mudar isso e transformar a compra e venda de um seminovo ou usado em algo prazeroso e seguro para um número muito maior de pessoas”. COLABORAÇÃO Para os concessionários, dependendo da atuação, a convivência com as autote- chs tem grande potencial de melhorar os resultados. Até o momento é justamente esse o modelo adotado pela maioria das plataformas, fazendo a intermediação dos estoques de veículos de revendas ao consumidor final – ajudando portanto a aumentar o giro de vendas –, como é o caso da também recém-chegada Karvi, startup argentina que iniciou atividades no Brasil no fim de 2019. “Enxergamos as concessionárias como grandes parceiras de negócios. AKarvi aju- da as revendas a melhorar a oferta de seu estoque, por meio de nossos serviços que incluem inspeção mecânica, fotos profis - sionais para anúncios, certificação, garantia estendida, serviço completo para troca de carros e financiamento”, garante Matías Fernández Barrio, CEO e fundador. “É uma ferramenta integral para concessionárias
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