385-2022-02

32 Fevereiro 2022 | AutoData MERCADO » RANKING A crise de semicondutores e suas severas consequências produti- vas foi determinante para formar um ranking bastante diverso e, em alguns casos, até inesperado no que diz respeito às marcas e modelos mais ven- didos no Brasil no ano passado. A regra básica que passou a valer, por incrível que pareça, não foi exatamente quem vendeu mais, mas sim quem conseguiu lidar melhor com a situação – e assim, por consequência, conseguiu volumes maio- res, já que o mercado foi muito compra- dor, com demanda bem superior à oferta. O melhor exemplo está no topo da lista: após cinco anos a Fiat voltou a ser a marca mais vendida no mercado brasileiro de veículos leves. Em 2021 deixou a Che- vrolet para trás e reassumiu a liderança, posto que deixou em 2016, justamente Por Redação AutoData CARTAS EMBARALHADAS Falta de semicondutores e seu efeito no mercado mexeu bastante com o ranking de marcas e modelos mais vendidos em 2021 para a GM, após onze anos seguidos no topo do pódio. E a GM perdeu não só o primeiro lugar como também o segundo, abocanhado pela Volkswagen. Restou à Chevrolet o último degrau do pódio. Em números a Chevrolet registrou recuo de 28,5% nos licenciamentos diante de um mercado total em alta de 1,1%, essencialmente por- que manteve interrompida sua produção em Gravataí, RS, por cerca de quatro me- ses. O tombo da vice-líder VW foi menor, em recuo de 7,8%: a fabricante também conviveu com paradas na produção em todas as suas fábricas locais. Isso não significa, naturalmente, que a Fiat não teve seus méritos. Soube se aproveitar dos espaços deixados pela concorrência e assim registrou bom de - sempenho de seu portfólio em renovação. Divulgação/Stellantis

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=