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36 Fevereiro 2022 | AutoData MERCADO » LANÇAMENTOS O contexto de incertezas da economia brasileira aliado à crise na cadeia de abastecimento da indústria fez com que o presidente da Renault, Ricardo Gondo, reduzisse suas expec- tativas para o crescimento do mercado brasileiro em 2022. Em outubro, no Congresso AutoData Perspectivas 2022, sua aposta para esse ano foi uma alta de 15% a 20%, para até 2,4 milhões de unidades. Mas durante o lan- çamento da linha 2023 do Kwid, no fim de janeiro, reduziu a projeção para avanço de 5% a 10%, ou de 2,1 milhões a 2,2 milhões. “Ainda há muita incerteza. A alta da in - Por André Barros Boas novidades da Renault Fabricante começa 2022 com dois modelos renovados, ambos já linha 2023: o subcompacto Kwid e o comercial leve Master. flação está puxando a Selic para cima e sabemos que isso reflete nos juros dos financiamentos de veículos, que são ainda a principal forma de aquisição de automó- veis no Brasil. Ainda temos os problemas no supply chain e o fato de 2022 ser ano de eleições.” Isso não impediu, entretanto, a Renault de começar o ano animada no que diz respeito aos seus próprios números e iniciativas. Foram dois lançamentos bem próximos: além do novo Kwid chegou a nova Master – duas pontas bem distintas do mercado. No caso do subcompacto os resultados até aqui sãomuito bons: é ummodelo que ajuda na boa imagem e na popularização da marca. Segundo a Renault 50% dos clientes que compraram um Kwid eram até então donos de um carro usado ou seminovo. Outros 23% sequer possuíam carro. Ou seja: 73% dos compradores estavam fora do universo de um 0 KM. No ano passado foram 53 mil unidades comercializadas. “O Kwid é a porta de entrada para o 0 KM”, confirma Bruno Hohmann, vice-pre - sidente comercial da Renault. “Seu papel Divulgação/Renault

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