385-2022-02

38 Fevereiro 2022 | AutoData MERCADO » LANÇAMENTO O diagnóstico da Caoa Chery é claro e direto: o consumidor disposto hoje a comprar um modelo 0 KM está procurando veículos mais equipa- dos e requintados. E sua resposta rápida está nas versões Pro de seus modelos, puxada pelo Tiggo 8, seu sucesso de vendas, replicada no sedã Arrizo 6 e, ago- ra, no Tiggo 7, seu maior SUV de cinco lugares. O Tiggo 7 Pro é versão única. Recebeu o motor 1.6 turbo GDI de quatro cilindros, que estreou no Tiggo 8, 187 cv, com câm- bio automático de sete velocidades. E assim como o irmão não é flex – só pode ser abastecido com gasolina. Cresceu em comprimento, altura e porta-malas, que passou a 475 litros. Carregador wireless de celular passou a compor o cockpit, que conta também com sistema multimídia com tela de 10 polegadas, painel de instrumentos de 12 polegadas e a câmera 360 graus que facilita na hora de estacionar. Os acabamentos estão mais capricha- dos, dando a sensação de ser um carro de categoria superior. O preço também cresceu e em fevereiro chegou a R$ 192 mil, com dois reajustes depois do lança- mento em dezembro. As novidades da marca estão lon- ge de parar por aí: dois modelos novos serão produzidos no Brasil em 2022. E com eles vêm meta ousada de crescer ao menos 50% em volume, chegando a Por André Barros Tiggo 7 e um pouco mais SUV da Caoa Chery subiu de patamar e ganhou o motor do irmão maior Tiggo 8 3% de participação de mercado, com 60 mil unidades. Embora na questão dos semiconduto- res a Caoa Chery não tenha sofrido muito o contexto logístico atrapalhou bastante o planejamento produtivo: muitos compo- nentes são importados, ainda, e grande parte vem da China. O índice de nacio- nalização, emmédia, está em 30% a 40%, mas crescente. “Nós tivemos que adaptar o processo logístico inteiro, promover alterações nas linhas. Agora montamos conjuntos sepa- rados e mandamos para a linha quando sabemos que temos todas as partes de um carro para ser montado. Quase não temos estoque”, explica Márcio Alfonso, vice-presidente da Caoa Montadora. Além dos dois modelos novos a Caoa Chery planeja expandir sua oferta de eletrificados. A intenção é, já no ano que vem, oferecer um híbrido plug-in e outro elétrico, para fazer companhia ao Arrizo 5e – este, ainda importado. Outra novidade foi a mudança na di- reção: novos CEO e CFO, invertendo as posições acertadas há quatro anos, quan- do o contrato de parceria do Grupo Caoa foi firmado com a companhia chinesa. Assume o cargo de CEO da fábrica de Jacareí o chinês Ethan Zhang e o brasi - leiro Durval Pinheiro Júnior é o novo CFO, sucedendo a, respectivamente, Márcio Alfonso e Shawn Xu. Divulgação/Caoa Chery

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=