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42 Fevereiro 2022 | AutoData CONJUNTURA » COMBUSTÍVEIS O que mais subiu foi o caminhão novo, 40% na média, e ainda há que se esperar mais de seis meses para receber certos modelos”. Apesar da s i tuação cr í t i ca a NTC&Logística não tem registros de uma onda de falências ou de negócios tornados inviáveis no setor, porque os transportadores estão compensando os aumentos de custos aumentando a idade média das frotas “ou mesmo atrasando as manutenções mais caras, o que é pior”, relata Valdívia. Para ele “é certo que essas soluções funcionam no curto prazo, mas se os custos continuarem aumentando nesse ritmo, sem o reajuste equivalente do fre- te, é claro que as operações se tornarão inviáveis. Mais até do que os aumentos a volatilidade nos preços compromete o negócio, pois não há previsibilidade para planejar nada. Às vezes o transportador negocia um preço um dia e no outro não vale mais”. O pior é que não há no horizonte ne - nhuma alternativa visível de curto prazo para suavizar os aumentos e a volatilida- de. Segundo Valdívia a NTC&Logística já apresentou duas propostas à Petrobras para que os aumentos internacionais de preços dos combustíveis fossem repas- sados de forma gradual e commaior pre- visibilidade, mas ambos foram negados. Em janeiro a CNT, Confederação Na- cional do Transporte, apresentou ao go- verno federal proposta de criação de um funcho regulador que absorveria a vola- tilidade dos aumentos dos combustíveis. Mas não há, por enquanto, segundoValdí - via, nenhuma perspectiva de aprovação: “Seria a solução ideal, melhor até do que reduzir impostos, porque no dia seguinte
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