385-2022-02

51 AutoData | Fevereiro 2022 23 Fevereiro 2012 Divulgação/Ford De acordo com a empresa é o primeiro veículo global de passageiros da marca criado na região, sob a liderança do time de engenheiros do centro de desenvolvimento baiano. A nova geração do uti- litário esportivo compacto é produto estratégico no One Ford, plano da fabricante de acelerar sua presença nos mercados emergentes. O novo EcoSport, como o anterior, também é cria da plataforma do segmento B da Ford, utili- zada no New Fiesta, base de uma série de veículos compactos nos próximos anos. Segundo estimati- vas da companhia, até 2015 a nova família deverá ser responsável por produção anual de 2 milhões de unidades no mundo. “O novo EcoSport é um marco significativo no nosso processo de desenvolvimento do produto global”, diz Derrick Kuzak, vice-presidente de de- senvolvimento do produto global. “Ele prova que carros compactos avançados destinados a merca- dos crescentes podem ser criados em países emer- gentes, usando o plano One Ford para integrar nos- sa experiência global de design e engenharia.” Jeito de conceito. Apresentado quase pronto, mas ainda com cara de veículo conceito, o modelo levou três anos para ser desenvolvido e demandou investimento que supera R$ 2,8 bilhões. O carro será oferecido em mais de cem mercados e, inicialmente, além da fábrica da Camaçari, sairá de fábricas da Índia e Tailândia. “Temos orgulho de transformar o EcoSport em um produto global, levando a nossa experiência para importantes mercados globais”, diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul. “Essa nova geração mostra para o mundo a competência do design e da engenharia da Ford América do Sul. O modelo é um símbolo do avanço e da excelência da região como centro de design e desenvolvimento de produtos de classe mundial.” A novidade da Ford é a evolução da proposta do EcoSport original, lançado em 2003 e que atual- mente soma mais de 700 mil unidades produzidas. Com ele a fabricante inaugurou segmento de uti- litário esportivo compacto e, desde que começou a ser oferecido, sempre esteve na liderança das vendas de sua categoria. Exceção feita nos últimos meses de 2011, com a chegada do Renault Duster, em outubro. A Ford ainda não decidiu exatamente a data de estreia do novo EcoSport. Não deve, no entan- to, avançar muitos meses do primeiro semestre, afinal, seu concorrente produzido em São José dos Pinhais, PR, se mostrou forte rival, ganhan- do terreno a cada dia. Somente em dezembro do ano passado, o modelo global da marca francesa, emplacou quase seiscentas unidades a mais que o utilitário esportivo compacto da Ford. Novo EcoSport: projeto liderado pelo time de engenheiros brasileiros com pré-estreia simultânea no Brasil e na Índia AD 270 - Lançamento Ecosport.indd 23 07/02/2012 13:32:29

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=