385-2022-02

57 AutoData | Fevereiro 2022 37 Fevereiro 2012 deres em um mercado cada vez mais competitivo como o nosso é natural, diz o presidente da Fe- nabrave, Flavio Meneghetti. Mas como as vendas no Brasil têm tudo para continuar crescendo, isso não significará necessariamente produção menor de uma ou outra fabricante. Novos recordes. Há oito anos o Brasil vem batendo recordes sucessivos de produção de veículos, o que também acontecerá este ano se confirmadas as projeções da Anfavea, de alta de 2% no total a ser fabricado no País. A expansão foi modesta em 2011, apenas 0,7%. O setor, no entanto, registrou a maior produção da sua histó- ria com 3,4 milhões de veículos. Também o mercado interno tem crescido des- de 2005 e novo recorde foi conquistado em 2011 com o emplacamento de 3 milhões 633 mil veícu- los, crescimento de 3,4% sobre 2010. O ano terminou com a marca de 50 milhões de automóveis produzidos no País desde a chega- da na indústria, atingida no último bimestre, e a consolidação do Brasil no quarto lugar no ranking mundial de venda de veículos, superando a alema- nha pelo segundo ano consecutivo. Atualmente no País são quatorze marcas com produção local competindo nos segmentos de au- tomóveis e comerciais leves e um número cres- cente de importadores, com destaque para os chi- neses que chegaram mais recentemente. Em 2011, 1º VW Gol 293 454 26º Ford Fiesta Sedan 35 016 2º Fiat Uno 273 537 27º Toyota Hilux 33 259 3º Chevrolet Celta 149 044 28º Honda Fit 28 761 4º Chev. Corsa Sedan 125 777 29º Ford Focus 27 611 5º VW Fox/Crossfox 121 588 30º Renault Clio 27 057 6º Fiat Strada 118 608 31º Fiat Idea 26 053 7º Fiat Palio 105 794 32º VW Kombi 24 802 8º Fiat Siena 90 167 33º Honda City 24 637 9º VW Voyage 82 210 34º Honda Civic 22 962 10º Ford Fiesta 86 204 35º Mitsubishi L200 22 140 11º Renault Sandero 81 780 36º Fiat Palio Weekend 22 853 12º Chevrolet Agile 73 255 37º Chevrolet Meriva 22 252 13º VW Saveiro 71 215 38º Chevrolet Astra 21 544 14º Ford Ka 63 764 39º Kia Cerato 20 688 15º Toyota Corolla 53 147 40º VW Space Fox 20 502 16º Chevrolet Prisma 51 063 41º Peugeot 207 Sedan 19 045 17º Chev. Montana 45 830 42º Hyundai Tucson 18 023 18º Chevrolet S10 42 818 43º Fiat Fiorino 18 021 19º Chevrolet Corsa 41 954 44º Kia Soul 17 926 20º Renault Logan 39 086 45º Mitsubishi Pajero 17 022 21º Ford EcoSport 38 530 46º Citroën C3 Aircross 16 717 22º Citroën C3 37 573 47º Nissan Livina 16 684 23º Peugeot 207 36 869 48º Honda CRV 16 282 24º Fiat Punto 36 547 49º VW Golf 15 515 25º Hyundai i30 35 717 50º Ford Ranger 14 988 Ranking dos emplacamentos acumulado 2011 Fonte: Fenabrave por exemplo, o crescimento interno foi puxado pelos produtos vindos do Exterior. A venda de veículos importados, tanto pelos fabricantes quanto pelos independentes, cresceu 30%, superando 858 mil unidades. Já as vendas de modelos nacionais somaram 2 milhões 775 mil 221 unidades, queda de 2,8% com relação a 2010. Movimentação. Dentre as líderes a que mais perdeu espaço em 2011 foi a General Mo- tors – queda de 1,2 ponto, de 19,7% para 18,5%, equivalentes a 632,2 mil veículos comercializados. A Volkswagen teve a menor perda, de 20,9% para 20,4%, sendo a única dentre as veteranas a não ter vendas reduzidas. Chegou a registrar pequeno acréscimo de 0,1%, atingindo total de 698,4 mil veículos emplacados. ©iStockphoto.com/sorbetto AD 270 - Investimentos.indd 37 07/02/2012 15:09:16

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=