385-2022-02
59 AutoData | Fevereiro 2022 39 Fevereiro 2012 Últimos cinco anos Participação das veteranas Fiat, Ford, GM e VW 2007 2008 2009 2010 2011 Veículos Comerciais – Caminhões Ranking Montadora Total/11 Total/10 Variação Participação de mercado Total 172 902 157 694 9,6% 1 MAN 50 815 45 281 12,2% 29,4% 2 Mercedes-Benz 42 623 40 851 4,3% 24,7% 3 Ford 30 354 27 693 9,6% 17,6% 4 Volvo 19 069 15 314 24,5% 11,0% 5 Iveco 14 246 12 016 18,6% 8,2% 6 Scania 13 484 15 292 -11,8% 7,8% 7 Agrale 827 710 16,5% 0,5% 8 Internacional 384 48 700,0% - Modelos. Não houve, porém, grandes sur- presas no ranking por modelo de 2011. O Volkswa- gen Gol manteve-se como o mais vendido do País, com 293, 4 mil unidades comercializadas, enquan- to a linha Uno, que também inclui o Mille, ficou em segundo, atingindo 273,5 mil emplacamentos. É o 25º ano de liderança do Gol, que superou a marca do Fusca, o mais vendido durante 24 anos de acordo com a fabricante. Também na análise por segmento, a liderança de 2010 foi mantida em 2011 na grande maioria dos casos. Chevrolet Classic foi o primeiro em se- dãs pequenos, com 126 mil unidades emplacadas, a Fiat Strada em picapes compactas, com 118 mil, e o Toyota Corolla em sedãs médios – 99,2 mil. Outros líderes por categoria foram Fiat Palio We- ekend em station wagons médias, Chevrolet Za- fira em minivans e Ford EcoSport em utilitários esportivos. A única mudança na liderança em um seg- mento de automóveis foi nos hatches médios: o Fiat Punto derrubou o Hyundai i30, com 36,5 mil emplacamentos. E o Ford Focus tomou o terceiro posto do Chevrolet Astra. Pesados. Também foram recordes em 2011 as vendas de caminhões, com 172,9 mil unidades, alta de 9,6% em relação a 2010, e de ônibus – 34,7 mil unidades, crescimento de 22%. As três maiores do segmento de caminhões, MAN, Merce- des-Benz e Ford, responderam por 71,7% do mer- cado total, deixando apenas 28,3% para Agrale, International, Iveco, Scania e Volvo. Pelo terceiro ano consecutivo a MAN foi líder de mercado, com vendas de 50,9 mil unidades, crescimento de 12% e participação de 29,4%. A Mercedes-Benz ocupou a segunda colocação com fatia de 24,7% do volume total de caminhões co- mercializados internamente. Quarta no ranking, a Volvo foi a que mais cresceu – 24,5% e participa- ção de 11%. À sua frente, com 17,5% das vendas do segmento ficou a Ford, com pouco de mais 30 mil unidades emplacadas. A Scania, em sexto, foi a única a registrar de- sempenho negativo, de quase 12%, perdendo a quinta colocação para a Iveco, que ampliou ven- das em 18,6%. A participação das duas passou a ser, respectivamente, de 7,8% e 8,2%. 80,7% 76,7% 77,2% 73,5% 70,1% AD 270 - Investimentos.indd 39 07/02/2012 15:09:17
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=