386-2022-03
21 AutoData | Março 2022 OS JÁ CONHECIDOS Na parte dos investimentos já anuncia - dos um dos mais recentes foi o da Iveco, R$ 1 bilhão até 2025 nas operações da América Latina. 60% serão dedicados ao desenvolvimento de produtos e atuali - zação da linha para o Euro 6, 15% para aprimorar processos industriais, 13% para ampliar a rede de revendedoras e servi - ços e 12% para elevar a nacionalização de componentes, tanto no Brasil quanto na Argentina. De acordo com o presidente da Iveco para a América Latina, Márcio Querichelli, os recursos serão próprios: “Nós somos autossustentáveis do ponto de vista finan - ceiro para este investimento. Nós pagamos a conta”. O ciclo anterior, de 2016 a 2020, foi de R$ 650 milhões. A Iveco, assim, se uniu a Volvo e Great Wall, que também anunciaram investi - mentos neste 2022. Da Volvo o aporte é de R$ 1,5 bilhão até 2025 totalmente em sua fábrica de Curitiba, PR, o maior da história da empresa no Brasil, onde se instalou há 42 anos. A maior parte será dedicada à área de caminhões. De acordo com o presidente do GrupoVolvoAmérica Latina, Wílson Lirmann, 85% dos recursos serão injetados empesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços e o restante para promover avanços na digitalização e co - nectividade e, ainda, ampliação da rede de concessionários. O executivo avisa que o novo investimento terá ainda parcela des - tinada para atender à finalização da nova fase da legislação de emissões Euro 6. Já o anúncio da Great Wall foi de im - pressionantes R$ 10 bilhões até 2032, valor que virá da matriz na China e será dividido em dois ciclos, sendo o primeiro de R$ 4,4 bilhões, de 2022 até 2025. A empresa planeja dar à fábrica de Iracemápolis, SP, adquirida da Mercedes-Benz, salto de ca - pacidade das atuais 20 mil unidades/ano para 100 mil unidades/ano. AGWM afirma ainda que ali serão produzidos apenas veículos elétricos e híbridos. Mais duas montadoras, ainda que não tenham anunciados novos valores, já es - tão, digamos assim, gastando por conta: Audi e Renault. Ambas revelaram iniciativas produtivas que têm relação com novos investimentos, mesmo que estes não te - nham sido ainda confirmados oficialmente. O caso da Audi é o retorno da pro - dução nacional com os Q3 em São José dos Pinhais, PR, em ritmo inicial calcula - do em 4 mil unidades/ano. O anúncio do aporte, que fará parte do novo ciclo de investimentos da empresa no País, está apenas esperando a conclusão de uma negociação com governos estadual e fe - deral envolvendo créditos de IPI a que a fabricante tem direito, ainda dos tempos do Inovar-Auto. Já a Renault acaba de confirmar a che - gada da plataforma CMF-B, da Aliança Renault Nissan Mitsubishi, à sua fábrica na mesma São José dos Pinhais. Nela, Alguns investimentos já anunciados EMPRESA VALOR BMW R$ 500 milhões Bridgestone R$ 700 milhões DAF R$ 350 milhões General Motors R$ 10 bilhões Great Wall R$ 10 bilhões Iveco R$ 1 bilhão Kavak R$ 2,5 bilhões Librelato R$ 198 milhões Mercedes-Benz R$ 2,4 bilhões Sumitomo R$ 1 bilhão Stellantis (FCA) R$ 16 bilhões Stellantis (PSA) R$ 220 milhões Volkswagen R$ 7 bilhões Volvo R$ 1,5 bilhão Volvo Cars R$ 10 milhões
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=