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36 Março 2022 | AutoData ANIVERSÁRIO » POLÍTICA SETORIAL O ano era 1992, e a indústria auto- motiva nacional vivia sua pior fase após uma década de estagnação econômica, volumes decrescentes, baixa produtividade e atraso tecnológico, evidenciado pela abertura em 1990 das importações de carros que competiam com larga vantagem de qualidade e tec- nologia diante de carroças, como definiu os produtos feitos no Brasil o então pre- sidente da República. Por Pedro Kutney 30 anos do acordo que mudou a indústria Como governo, empresas e trabalhadores se uniram na Câmara Setorial Automotiva, em 1992, para salvar a produção brasileira de veículos Estabelecido no País cerca de quarenta anos antes como símbolo do desenvolvi- mento econômico o setor encontrava-se sufocado em sua própria inércia, estabe- lecida por anos de protecionismo que fez restar apenas três fabricantes de quatro marcas: Autolatina, com Volkswagen e Ford, Fiat e General Motors, com Che- vrolet. Foi quando um improvável acordo tripartite por empresas, trabalhadores e governo salvou a produção e o mercado Divulgação/GM

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