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45 AutoData | Março 2022 integralmente oumontamaqui compartes importadas cerca de sessenta modelos. Todos também importam carros e ainda há uma dezena demarcas que só vendem importados, puxando o número demode- los disponíveis para mais de uma centena, além de vinte comerciais leves. A DÉCADA DA VIRADA Omercado brasileiro de veículos leves cruzou os anos 80 estagnado, mal pas- sando de 500 mil vendas por ano e nunca superando amarca de 1 milhão. A indústria era protegida da concorrência estrangeira, coma proibição da importação de veículos adotada desde 1976, que só caiu em 1990. Ainda assimosmodelos importados tinham pouca possibilidade de competir com os nacionais em preço diante do imposto de importação de 85% aplicado na época e gradualmente reduzido até 35% em 1994. Com isso navirada para os anos 90 havia apenas cinco fabricantes de automóveis e comerciais leves no País, sendo que as então quatro grandes dominavam mais de 90% das vendas em um mercado de pouco mais de 700 mil unidades de pro- dutos defasados e altamente taxados: a participação dos impostos domésticos em um carro variava de 34,5% a 45%. AAutolatina, sociedade deVolkswagen e Ford naAmérica do Sul que durou de 1987 a 1994, detinha 55% do mercado, seguida por General Motors Chevrolet com 28% e Fiat com 10%, enquanto a Toyota, instalada no País desde o fim dos anos 50, era uma mera coadjuvante coma produção de ape- nas um produto, o utilitário Bandeirante. 06 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 633 2 086 2 341 2 643 2 856 2 901 3 115 3 041 2 795 2 123 1 688 1 856 2 102 2 262 1 616 1 558

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