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48 Março 2022 | AutoData ESPECIAL AUTODATA 30 ANOS » VEÍCULOS LEVES por ano, enquanto a parcela média para a compra de um carro novo comprometia mais dametade da rendamédiamensal do assalariado brasileiro. Uma década depois a parcela caiu para cerca de um terço do salário e as vendas chegarama 3,6milhões de unidades. ONDA DE INVESTIMENTOS Ameteórica expansão atraiu a cobiça do mundo automotivo, provocando uma es- pécie de corrida do ouro em importações, construção de novas fábricas, expansão das já existentes e lançamentos de produtos. De 2011 a 2016 foramconsolidados investimen- tos próximos de US$ 25 bilhões. Cerca de metade dos recursos foi aplicada em dez novas plantas, aumentando de dezessete para 27 o número de linhas de produção de automóveis e comerciais leves no País, de dezesseis fabricantes. Com isso a capa- cidade avançou para mais de 4,5 milhões de veículos leves por ano. Fabricantes presentes no Brasil aumen- taram sua capacidade de produção para atender à rápida aceleração da demanda. Já quem só importava e queria continuar a aproveitar o crescimento domercado foi obrigado a investir emoperações industriais no Brasil, para driblar a sobretaxação im- posta a veículos importados a partir de 2012. Com o câmbio próximo de R$ 1,70 por dólar houve uma nova explosão das impor- tações, que atingiramo recorde de 854mil unidades em2011, representando fatia tam- bém recorde de 25% domercado nacional naquele ano, gerando forte efeito negativo na balança comercial brasileira. O governo interveio via decreto que sobretaxava em 30 pontos porcentuais o IPI de veículos importados fora do Mercosul. Ao mesmo tempo foi criado o Inovar-Auto, programa que no período 2012-2017 livrava da so- bretaxação fabricantes que decidissem a investir em fábricas no Brasil. Mesmo antes da sobretaxação e do Inovar-Auto quase todos os fabricantes instalados no Brasil já tinham anunciado planos de expansão com aportes bilioná- rios emampliação de linhas já existentes e novas fábricas, como foi o caso de Fiat/FCA emGoiana, PE, daToyota emSorocaba, SP, e da Nissan em Resende, RJ. A coreana Hyundai, que já tinha produtos montados no País pelo Grupo Caoa emAnápolis, GO, instalou sua própria planta em Piracicaba, SP. Nessa mesma leva, um pouco mais tarde, a Honda anunciou a construção de sua segunda planta no país em Itirapina, SP, que depois de pronta em 2015 ficou fechada e só entrou ematividade em2019. O Inovar-Auto foi fator decisivo para a Chery construir sua primeira fábrica com- Comerciais leves: vendas 1991-2021. Nacionais e importados Em mil unidades 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 200 128 124 171 195 237 245 268 220 159 198 192 153 131 164 180 19 Fonte: Anfavea
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