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62 Março 2022 | AutoData AUTODATA 30 ANOS » MEMÓRIA 24 Março 2013 Eficiência Energética para isso são desenvolvimento de carros mais bai- xos, com design em formato de gota, e utilização de superfícies lisas”. José Loureiro, gerente executivo de engenharia da Volkswagen, cita como exemplos de aplicações para ganhos aerodinâmicos o uso de “grades mais fechadas que mudam o fluxo de ar, defletores nas caixas de roda traseira e dianteira e espoiler na tra- seira, que dependendo da aplicação dá para fazer direto na chapa do carro”. Outra solução é melhorar a resistência ao rola- mento por meio do uso de pneus produzidos com borracha sintética de alto desempenho, os chamados pneus verdes. A Lanxess, fabricante de produtos químicos, afir- ma que a utilização de pneus com borracha de alto desempenho reduz de 5% a 7% o consumo de com- bustível nos veículos. Marcelo Lacerda, CEO da empresa, chama aten- ção também para a redução de emissão de CO 2 : “Aproximadamente 24% das emissões são direta- mente relacionadas ao pneu e sua resistência ao ro- lamento. Se você pegar todos os pneus do mundo e transformar em verde você teria uma economia de 20 bilhões de litros de combustível”. Reduzir a massa dos veículos também é um dos principais focos das empresas. Muitas soluções nesse sentido envolvem o uso de aços mais leves, mas de alta resistência, e materiais alternativos ao aço, como o alumínio. Adjarma Azevedo, presidente da Associa- ção Brasileira do Alumínio, a Abal, afirma que o po- tencial de utilização do material no Brasil é amplo: “Usamos hoje cerca de 85 kg de alumínio no car- ro, enquanto os Estados Unidos usam 155 kg e a Eu- ropa cerca de 160 kg”. Peso reduzido. O coordenador do comitê de transportes da mesma associação, Ayrton Filleti, re- lata que a “redução de peso com a utilização de alu- mínio é de 40% a 50% e a capacidade de absorção de impacto é o dobro”. Ele elenca ainda possíveis aplicações do metal no automóvel: “Bloco de motor, para-choque, elementos de porta, tampa do porta-malas. Os trocadores de calor e os cabeçotes hoje no mercado brasileiro já são 100% de alumínio. Outra aplicação é o capô. Nos Estados Unidos, por exemplo, 30% dos veículos já utilizam capô de alumínio”. Também os plásticos de engenharia con- tribuem para a redução de peso do veículo. Na opinião de Andrea Serturini, vice-presidente de plásticos de engenharia da DSM, sempre há possibilidade de substituir peças de metal: “Muitas partes do motor podem utilizar plásti- cos. É possível, por exemplo, minimizar a pare- de do coletor de ar e diminuir mais da metade do peso comparado ao metal. Outras partes do carro também podem usar plástico, como pe- dais, alguns elementos dos assen- tos, componentes na Dados da Abal indicam que o Brasil utiliza hoje cerca de 85 kg de alumínio no carro, enquanto os Estados Unidos usam 155 kg e a Europa perto de 160 kg ©iStockphoto.com/MikhailMishchenko AD 283 - Eficiência Energética.indd 24 04/03/2013 17:56:55
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