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63 AutoData | Março 2022 26 Março 2013 Eficiência Energética parte do baú onde se coloca a roda, soluções de mantas com plástico para proteger a irra- diação do calor do motor para dentro do veículo e carcaça para os air bags”. Trem de força. Os motores abrem vasto univer- so de possibilidades para me- lhorias. Uma das principais diz respeito à redução de seu tamanho, o downsizing. E se o uso de turbocompressores “antigamente era coisa de boy”, como diz Francisco Satkunas, da SAE, hoje é uma “solução das mais in- teligentes”. De acordo com José Ru- bens Vicari, diretor geral da Ho- neywell Transportation Systems, “o turbo é excelen- te solução porque ele permite substituir um motor grande aspirado por um menor turbinado, com me- nor consumo de combustível. Esse motor pode gerar um ganho de 10% em eficiência energética.” O desafio hoje, segundo Vicari, é o desenvolvi- mento para motores bicombustíveis: “A tecnologia flex impõe condições diferentes, pois o turbo precisa ser robusto o bastante para trabalhar tanto com eta- nol quanto gasolina. A temperatura dos gases, por exemplo, é diferente com cada combustível, mas o turbo tem que estar preparado para ambos”. Ele prevê que em cinco anos 30% da frota bra- sileira comercializada serão equipados com o com- ponente. Satkunas cita outras possibilidades no motor além do já citado bloco de alumínio, como injeção direta – segundo ele aplicado nos melhores motores do mundo, mas no Brasil ainda não é oferecido em grande escala –, redução de atrito com uso de mate- riais e novos lubrificantes, sistema start-stop e kers, tecnologia que acumula a energia durante a frena- gem e a reutiliza para gerar potência. E como lembra José Loureiro, da Volkswagen, “junto ao motor está a transmissão, onde é possível alongar as relações de marcha para fazer com que ele trabalhe com rotações mais baixas”. As soluções estão aí. E muitas outras podem sur- gir, pois “teremos oportunidade de explorar e desen- volver junto aos fornecedores novas tecnologias com o tempo justo de desenvolvimento”, como reforça Claudio Demaria. Mas um dado é fato: o momento é de intenso estudo, dos simuladores às bancadas de teste. Um dos camimhos para ganhar eficiência também está no sistema de injeção de combustível O motor é um dos componentes do veículo que permite vasto campo para melhorias, principalmente no que diz respeito ao chamado donwsinzing ©iStockphoto.com/Alexandr Mitiuc AD 283 - Eficiência Energética.indd 26 04/03/2013 17:56:57
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