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9 AutoData | Março 2022 PEGGY SUE 2 Neste dia da foto de 1989 estávamos todos em plena função, recebendo muitos convidados para evento na sede, cerimônia de premiação dos três vencedores de um concurso promovido para universitários, uma monografia sobre a indústria de veículos. Nunca mais esse concurso aconteceu ali mas, na época, André queria, porque queria, o diabo do concurso de monografias. Estava de saída, é verdade, mas ainda era o presidente, eficaz e atuante, que dera a ordem: “Quero esse concurso, @#@#!!!”. Fizemos o concurso. E nessa noite de entrega dos prêmios aos vencedores a casa da Indianópolis, na zona Sul de São Paulo, estava cheia como se fosse legítima noite de homenagear Chico Landi. Uma grande farra. PEGGY SUE 3 Mas, vendo essa foto algumas vezes nesses últimos dias, leio a preocupação que nos ia pela alma, digamos. O sorriso de Susete de puro nervosismo, eu mesmo não estou à vontade: certamente nem pedi foco a quem nos fotografava, o repórter Samuel Iavelberg. Em janeiro já estava na Coopersucar. SABEM QUANTO CUSTA? A imprensa mais especializada em cobertura de lançamentos de veículos parou nos últimos tempos de inflar tanto as velas dos carros híbridos e elétricos. Até uns meses atrás, possivelmente na falta de melhor assunto disponível, deu aos elétricos o título de bola da vez, incensados como a solução de nossos panarícios. Poizé: ainda conviveremos muitos, e muitos anos, com mercado interno predominantemente dominado por veículos com motores movidos a combustão interna, álcool e/ou gasolina, à escolha. Quem sabe híbridos com álcool? Somos País pobre, que não se dará ao luxo da eletrificação rápida para pessoas físicas por razões óbvias: sabem quanto custa um desses? Claro que gostaríamos de ser País rico, acima do bem e do mal e formulador de políticas. Mas somos apenas o Brasil, incapaz, nos dias de hoje, de apoiar ou de condenar uma guerra. Incapaz de imaginar a encrenca que será, nos condomínios habitacionais, a adoção de fontes de recarga para todos os elétricos de seus moradores. Já pensaram? SABEM QUANTO CUSTA? 2 Mas o segmento de veículos comerciais tem todos os olhos voltados para baterias que moverão seus pequenos veículos de entregas rápidas que fazem crescer as padarias que produzem só pãezinhos quentes, aqueles que são vendidos rapidamente, na hora, pra todo mundo. Este, sim, é o primeiro segmento da indústria de veículos que aproveitará a onda verde elétrica, pois o tamanho de seus trajetos sempre será compatível com sua autonomia, a sua capacidade de rodar sem abastecimento. SABEM QUANTO CUSTA? 3 Ah! Ouvi falar em veículos autônomos. Vocês também? VÁ EM PAZ Impossível esquecer de um adeus mais formal a Ivoncy Ioschpe, criador do Grupo Iochpe-Maxion, que nos deixou no fim de fevereiro. Criatura da saga dos pioneiros. Conheci Ivonci Ioschpe em meados dos anos 70 provavelmente no antigo prédio da Fiesp no Viaduto Dona Paulina. Era um jovem empresário do Rio Grande do Sul que começara com negócios envolvendo madeira, e a respeito de quem alguns de seus iguais de São Paulo falavam maravilhas: tinha a vontade e a disposição de ir à frente, e nos olhos a chispa da determinação. “Preste atenção a esse Ivoncy”, me disse doutor José Mindlin. Ele era presidente emérito do Conselho de Administração do grupo, afastado da vida executiva desde 1998 e do próprio Conselho de Administração há oito anos.

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