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42 Abril 2022 | AutoData CONJUNTURA » MERCADO sejam sempre carros mais novos na hora de alugar”. Assim, mesmo ponderando que há um certo exagero da equipe econômica do governo na calibragem da taxa de juros básica, pelo fato de a inflação estar cres - cendo em todos os países e não enxer - gar necessidade de acelerar a redução do ritmo da economia brasileira, Moraes mantém sua expectativa de comercializar 2,3 milhões de veículos em 2022. E não será mais por causa dos semicondutores, e não por falta de clientes. “Não sei se omercadomanteria o ritmo de 2019 se não viesse a pandemia e a crise de logística”, disse o presidente daAnfavea. “Entrarammuitos fatores, como inflação e aumento de custo, que fizeram com que o preço dos carros subisse muito. Mas aquela nossa projeção de meses atrás, de crescimento em formato semelhante ao símbolo da Nike, vem se confirmando. Neste ano deveremos ter um pouco mais de recuperação e voltar a sonhar em 3 milhões de unidades a partir de 2024.” queda nas vendas ao consumidor final e afastam possibilidade de problemas na demanda. E no caso das montadoras existe uma válvula de escape se o mercado retrair: as locadoras mantém interessem em com- prar mais carros. Segundo Moraes as locadoras adqui- riram somente 68 mil unidades de janeiro a março, abaixo da previsão de 100 mil unidades para o período. No ano passado elas compraram 441,9 mil carros, de acor - do com a Abla, associação que representa o segmento, dentro da estimativa de 450 mil unidades – e bem abaixo dos 541,4 mil veículos adquiridos por locadoras em 2019, antes da pandemia e da crise dos semicondutores. Segundo Moraes a demanda do setor de locação pode chegar a 600 mil unida - des em 2022: “A idade média da frota au - mentou muito nos últimos anos. Veículos com muita quilometragem desagradam as locadoras, que precisam investir mais emmanutenção, e seus clientes, que de - Freepix

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