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16 FROM THE TOP » MÁRCIO DE LIMA LEITE, ANFAVEA Maio 2022 | AutoData antecipar a introdução de sistemas de segurança veicular. Quando as mon- tadoras programaram investimentos anos atrás o fizeram sabendo dessas exigências à frente. Isso deu previsibili- dade à indústria. Então até aqui tudo foi positivo. De agora emdiante precisamos calibrar o Rota 2030 para incentivar a industrialização do País. A segunda fase terá de ter esse olhar, com a inclusão das questões sobre descarbonização. Devemos antecipar ações para garantir insumos para produzir baterias no País. Promoveremos a evolução dos motores a etanol pois devemos torná-los mais eficientes. São saltos tecnológicos que teremos de estabelecer na nova fase, mas olhando para a realidade brasileira. Não podemos apenas trabalhar com metas porque elas podem ser atingidas trazendo tecnologia de fora, usando a capacidade ociosa das fábricas fora do Brasil. Isso não será bompara a indústria: podemos nos arrepender disso. Como fazer a indústria atingir seu poten- cial de 4,5 milhões de veículos por ano? Temos uma grande camada da popu- lação nesse mercado sem acesso a crédito. Os juros atuais de mais de 30% ao ano tornam inviáveis os financiamen - tos e elevam a inadimplência. Muitos já não podemmais comprar o carro zero- -quilômetro, e alguns migraram para o seminovo. Os que dependemmenos de financiamento forampara os segmentos de produtos mais caros. Mas esse cená- rio mudará, a inflação e as taxas de juros não ficarão nesse patamar para sem - pre. Aí voltaremos a ter mercado muito maior do que 2,3 milhões de unidades. Podemos criar condições de incentivar o crescimento em um trabalho conjunto das montadoras, bancos e governo. Nos três anos da sua gestão na Anfavea veremos muitos investimentos do setor automotivo? Vamos sim. Novos investimentos virão, seja pela adoção de novas tecnologias ou pelo aumento da produção para “ No Rota 2030 não podemos trabalhar só com metas, porque elas podem ser atingidas trazendo tecnologia de fora, usando fábricas fora do Brasil. Isso não será bom para a indústria.” Estamos no fimda primeira fase de cinco anos dos quinze previstos do Rota 2030. Em2023 começa o segundo ciclo. Quais as conquistas até agora e como o pro- grama pode ser melhorado? Sem o Rota 2030 não teríamos dado o salto tecnológico observado nos nos- sos produtos nos últimos anos. Investi- mos em pesquisa e desenvolvimento, ganhamos competitividade. Também fomos incentivados pelo programa a

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