388-2022-05
18 FROM THE TOP » MÁRCIO DE LIMA LEITE, ANFAVEA Maio 2022 | AutoData atender o crescimento de demanda. Os fornecedores não têm a mesma capaci- dade dos fabricantes de veículos: alguns deles ficaram pelo caminho depois da pandemia, foi necessário aumentar as importações. Mas essas fábricas po- dem ser resgatadas, a cadeia deverá investir quando as vendas voltarem a crescer porque temos, aqui, mercado muito maior do que o atual. No ano passado, por falta de componentes, a indústria deixou de produzir cerca de 350 mil veículos, e este ano mais 100 mil já deixaram de ser fabricados. São vendas não feitas que já teriam resultado emdesempenho acima do que ocorreu. As matrizes no Exterior continuarão a mandar recursos para investimentos aqui? Ou as empresas terão de fazer engenharia financeira local para tocar seus projetos? Um pouco dos dois. Com certeza tere- mos de fazer alguma engenharia, pois não teremos mais investimentos fáceis de aprovar como no passado. Hoje competimos com outros países, como o México, na hora de aprovar projetos. Não teremos mais dinheiro fácil mas o Brasil continua no jogo, porque nossas fábrica são muito competitivas. O Brasil não tem competitividade para exportar veículos. O que precisa acon- tecer para mudar esse quadro? No começo da década passada o mer- cado interno brasileiro consumia quase “ Novos investimentos virão, seja pela adoção de novas tecnologias ou para atender o crescimento de demanda. Não teremos mais dinheiro fácil, mas o Brasil segue no jogo.”
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=