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M A I O 2 0 2 2 P O R AU T O DATA WO R K S T U D I O Alémdequaseummilhãode caminhões inseguros, a frota de carros de passeio também está envelhecida no País. Segundo estudo feito pelo Sindipeças, enti- dade que congrega fabricantes de autopeças no Brasil, 10,2 anos é a idade média dos automóveis brasilei- ros. São 46,5 milhões de veículos em circulação ativa, muitos destes commais de duas décadas de uso. Para carros de passeio ainda não há umprograma que estimule renovação da frota. Ao contrário, quanto mais antigo for o veículo, menores são os valores co- brados de IPVA, chegando à isenção os veículos com mais de 18 anos de uso. No geral, grande parcela da sociedade vem se mobilizando pela renovação da frota nacional. Con- scientes dos perigos sociais e ambientais que veícu- los velhos em circulação representam, empresas e entidades de classe pressionam governos munici- pais e estaduais a buscarem alternativas que per- mitammobilidade individual e coletiva mais seguras, eficientes e sustentáveis. Mas antes da renovação da frota acontecer é fun- damental que hajam mecanismos eficientes e ambi- entalmente corretos para a destinação dos veículos que serão retirados de circulação. O ponto mais im- portante e crucial desse processo são as empresas que fazem a reciclagem e que transformam veículos velhos em matéria-prima para a produção de novos produtos. Com mais de 70 anos de experiência, a Trufer é uma das mais bem estruturadas empresas do País na prestação de serviços de coleta, processamento e des- tinação de resíduos de ferro e aço. Além disso, é espe- cializada no setor automotivo. Com todo seu know- how, a empresa passou a ser uma das maiores atacadistas de ferro e sucata da América Latina. Enquanto as discussões para destinação e des- montagem correta de veículos ainda são incipientes no Brasil, a Trufer tem expertise nesse processo há quase 20 anos. Por atender os rigorosos protocolos de segurança ambiental de seus principais clientes,
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