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28 Maio 2022 | AutoData EVENTO » FÓRUM AUTODATA cidade de produzir e atender todos os pe- didos, pois também estamos enfrentando gargalos de fornecimento de chips e ou- tros componentes, com produção abaixo da demanda, algo que só deve começar a se normalizar no segundo semestre”. Jorge Carrer, gerente executivo de vendas de ônibus da VW Caminhões e Ônibus, reconhece que a demanda está aquecida em todos os segmentos e que as perspectivas são positivas, mas a velo- cidade de recuperação da indústria está abaixo da demanda, pois há dificuldades para atender todos os pedidos devido a interrupções e atrasos no fornecimento de suprimentos, que também afetam as linhas de produção de chassis. O único a não lamentar esse proble- ma foi Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Bus: “Até agora não tivemos falta de componentes e não precisamos interrom- per um dia sequer a produção de chassis em Curitiba. Temos todos os modelos do nosso portfólio para pronta entrega”. A indústria de ônibus começa, também, a voltar seus olhos para a eletrificação. No ano passado a Prefeitura de São Paulo apresentou plano de metas que, dentre outros objetivos, prevê que até 2024 a frota do transporte público será composta por ao menos 20% de modelos elétricos, o que representa 2,6 mil veículos. De acordo comBarbosa, da Mercedes - -Benz, que este ano já começa a produ - zir seu chassi nacional 100% elétrico, o eO500U, “este é um caminho sem volta. Estima-se uma demanda para 3,5 mil ôni- bus elétricos no País até 2024. Será difícil atingir esse número em tão pouco tempo, mas calculamos entregar algo como du- zentos a trezentos veículos por ano até lá”. No evento Belini, da Marcopolo, adian - tou que o Attivi, ônibus elétrico produzido pela empresa, sairá das linhas ainda este ano – e, no caso, a Marcopolo produzirá tanto o chassi como a carroçaria.

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