388-2022-05
54 Maio 2022 | AutoData Por Pedro Kutney Caoa Montadora chega aos 15 anos Fábrica de Anápolis monta modelos Chery e Hyundai e se prepara para era da eletrificação E xatamente quando o mercado bra - sileiro começou a empinar rumo aos 3 milhões de veículos o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade inaugurava, em 20 abril de 2007, a Caoa Montadora em Anápolis, GO, com in- vestimento inicial de R$ 1,2 bilhão, para produzir com partes importadas carros e utilitários sob licença da coreana Hyundai, da qual é importador exclusivo no Brasil. Foi o último projeto aprovado pelo Re - gime Automotivo, no fim dos anos 1990, com benefícios fiscais especiais para o Centro-Oeste. Divulgação/Caoa Chery INDÚSTRIA » ANIVERSÁRIO Quinze anos e 350 mil veículos pro - duzidos depois a fábrica de Anápolis ganhou tamanho de gente grande, tem processos completos de solda de car- rocerias, pintura e montagem final. São montados hoje na planta sete veículos, dois caminhões Hyundai e cinco SUVs de duas marcas: os Hyundai iX35 e New Tucson se juntaram aos Tiggo 5x, 7 e 8 da chinesa Chery, sócia do Grupo Caoa. A capacidade hoje passa das 100 mil uni - dades/ano, volume que nunca passou perto de ser alcançado: chegou ao pico de 41,6 mil em 2011 e após dez anos de
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=