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55 AutoData | Maio 2022 declínio voltou a crescer, somou quase 35 mil unidades em 2021. Após a renovação do incentivo fiscal federal para o Centro-Oeste, com a ma- nutenção até 2025 do desconto de 32% no IPI dos veículos produzidos, em 2020 o Grupo Caoa anunciou novo ciclo de investimento, de R$ 1,5 bilhão em cinco anos, envolvendo o aumento do quadro de empregados de 1,5 mil para 2 mil, para produzir emAnápolis dez modelos Hyun- dai e Caoa Chery, de novos a renovações do portfólio atual. O plano também prevê a produção de SUV de mais uma marca, provavelmente a Exeed, divisão de luxo da Chery. Apesar de ainda montar carros com intensa participação acima de 80% de partes e componentes importados a Caoa Montadora conseguiu desenvolver uma cadeia de suprimentos nacional que en- volve noventa fornecedores de partes estampadas, tapetes, mangueiras, eixos, molas, rodas de alumínio e aço, pneus, baterias, tintas, fluídos, conjuntos de ra - diador e ar-condicionado. Recentemente, com a suspensão das atividades na fábrica da sócia Chery em Jacareí, SP, a planta de Anápolis será a única a produzir no País modelos da chi- nesa ao menos até 2025. Já foi confirmado que a partir de 2023 a linha entra na era da eletrificação, tambémmontará carros híbridos. EVOLUÇÃO O começo emAnápolis foi lento, com a produção de apenas um modelo co- mercial leve, o minicaminhão HR. Só em 2010 foi nacionalizada a montagem do antigo SUV compacto Tucson, sem beleza mas com preço competitivo e poucos concorrentes no mercado brasileiro, o que fez o volume produzido dar saltos. Mesmo após a instalação de fábrica da própria Hyundai em Piracicaba, SP, em 2012, o Grupo Caoa não abriu mão de continuar a ser seu importador exclusivo 2007  Inauguração da fábrica em 20 de abril de 2007  Início da produção do minicaminhão Hyundai HR 2010  Início produção Hyundai Tucson 2011  Início produção Hyundai HD78  Produção recorde de 41,6 mil veículos 2012  100 mil veículos produzidos 2013  Aumento de capacidade produtiva  Início produção Hyundai iX35 2015  200 mil veículos produzidos  Início produção Hyundai iX35 Flex  Inauguração do Centro de Pesquisas e Eficiência Energética, investimento de R$ 130 milhões 2016  Início produção Hyundai New Tucson 2017  Início produção Hyundai HD80 2018  Início produção Caoa Chery Tiggo 5x 2019  Início produção: Caoa Chery Tiggo 7 2020  Início produção Caoa Chery Tiggo 8  Anúncio de investimentos de R$ 1,5 bilhão em cinco anos  300 mil veículos produzidos Linha do tempo

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