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59 AutoData | Maio 2022 iniciado ali vinte anos antes pela fabricante de veículos e por 26 fornecedores, que em projeto inédito no mundo participavam da produção dos carros emestações inseridas na linha de montagem. Logo após o anúncio de fechamento da fábrica da Ford emCamaçari, em janeiro de 2021, o governo baiano iniciou a busca de empresas do setor automotivo para retomar a produção de veículos no Estado. Muitas conversas já foram realizadasmas até agora sem resultados concretos. As tratativas inicialmente se concentra- ram nas fabricantes chinesas Great Wall e BYD. A primeira decidiu comprar a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, SP, e logo saiu do radar de possíveis investimen- tos na Bahia. No páreo ficou apenas a BYD, que em 2018 fechou um contrato com o Estado, de R$ 1,5 bilhão, para a construção e operação do VLT Skyrail Bahia, o novo sistema de transporte sobremonotrilho que ligará a região do Comércio, em Salvador, até a ilha de São João, no município de Simões Filho. Na Bahia, o nome BYD – também o maior fabricante de carros elétricos da China que recentemente iniciou a venda desses modelos no Brasil – é comentado como a melhor opção para ocupar a área de produção de veículos em Camaçari, especialmente de modelos eletrificados. As especulações apontam que a chinesa poderia ficar com uma parte do complexo industrial. Ao ser questionada sobre as conversas com o governo baiano a filial brasileira da BYD saiu pela tangente: “Não comentamos sobre esse assunto”. Uma resposta como esta confirma que as negociações existem, pois não as nega, mas indica que o negócio não está amadurecido. FALTA A EMPRESA-ÂNCORA O economista Paulo Guimarães, supe- rintendente de atração de investimentos e fomento da Secretaria deDesenvolvimento Econômico, SDE, está à frente das nego- ciações e confirma que o objetivo maior é retomar a produção deveículos. Uma fabri- cante de automóveis, defende Guimarães, funcionaria como empresa-âncora para atrair de volta os fornecedores no projeto do novo Parque Automotivo de Camaçari. Guimarães desenvolve juntamente com representantes da FIEB, Federação das Indústrias do Estado da Bahia, do Sindipe- ças Bahia e do SENAI Cimatec o plano de atração de um fabricante de automóveis. Ele não descarta nenhuma montadora ou empresas dos mais diversos ramos de ati- vidade, e conta que o tema está sendo tratado diretamente pelo Palácio de On- dina, casa do governador, e prefere não citar nomes de empresas envolvidas nas negociações. Aárea automotiva, reforça o superinten- dente da SDE, é muito importante para o Estado da Bahia: “Temos ainda engenhei- ros da Ford trabalhando no Centro de De- senvolvimento de Produtos, em Camaçari. Assim deixamos a chama acesa do polo

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