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70 Maio 2022 | AutoData ESPECIAL AUTODATA 30 ANOS » ÔNIBUS D evido às suas características territo- riais, o tamanho de sua população e de seu nível de renda, ao longo dos últimos trinta anos o Brasil tor- nou-se especialista no desenvolvimento e na produção de veículos pesados para transporte de passageiros. O País é, hoje, um dos maiores fabricantes de ônibus do mundo – o terceiro maior em 2021, atrás de China e Índia. Desde os seus primeiros anos a indús- tria automotiva brasileira sempre produziu quantidades consideráveis de ônibus mas, ao contrário do que acontece emboa parte do mundo, hoje, no Brasil, as fábricas de chassis e de carrocerias são de empresas diferentes. Só umamontadora, aMercedes- -Benz, produziu modelos completos mo- nobloco comchassi e carroceria, de 1958 a 1996, quando decidiu encerrar a atividade e ficou só com a fabricação de chassis. Esta divisão de atividades acabou trans- formando o País em centro mundial de desenvolvimento de chassis, projetados e produzidos aqui por cincomultinacionais e por apenas uma fabricante nacional, que são encarroçados por sete empresas de quatro grupos empresariais, seis brasileiros e um sob controle de capital estrangeiro. Por Roberto Hunoff, com colaboração de Pedro Kutney País especialista no transporte de passageiros Nível tecnológico de chassis e carrocerias de ônibus produzidos no Brasil é equiparado ao de mercados desenvolvidos Por causa desta especialidade pouco comumos encarroçadores nacionais tam- bém ganharam mercados internacionais e se tornaram referência global, como é o caso da gaúcha Marcopolo, que tem fábri- cas no Exterior e figura dentre as maiores produtoras de carrocerias do mundo. Mesmo commercado oscilante a indús- tria atuou fortemente no desenvolvimento tecnológico de chassis e carroçarias. Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea, desta- Divulgação/MB

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