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72 Maio 2022 | AutoData ESPECIAL AUTODATA 30 ANOS » ÔNIBUS 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 17 830 13 274 12 625 17 625 18 498 18 304 19 291 12 098 17 001 16 844 19 869 18 891 18 362 22 231 24 478 14 784 10 355 9 401 14 401 16 379 14 690 15 884 9 610 12 169 11 051 13 654 12 548 10 366 14 313 18 372 Produção e vendas de chassis de ônibus Em unidades Produção Vendas de Botucatu, SP. Trata-se do modelo Mil- lenium de quarta geração, do tipo padron 4×2, com capacidade para transportar de 87 a noventa passageiros. Outra iniciativa é da chinesa BYD, que desde 2017 monta chassis elétricos em Campinas, SP. A empresa colocou para testes na cidade de São Paulo, em 2020, um superarticulado 100% elétrico. O mo- delo D11B já passou pelos requisitos de frenagem, tempo de carga do sistema pneumático, aceleração e outros pontos. Os ônibus articulados elétricos foram de- senvolvidos pela engenharia da BYD no Brasil e são totalmente adaptados para o mercado nacional. O modelo testado tem 22 metros de comprimento e capacidade para 170 passageiros. AMarcopolo, deCaxias do Sul, RS, que é uma dasmaiores fabricantes de carrocerias do mundo, também resolveu investir em seu projeto de ônibus elétrico, que deve chegar ao mercado no início de 2023. O modelo será vendido pronto, na versão integral, comchassi produzido pela própria Marcopolo. A carroceria também poderá ser aplicada a chassis de terceiros. O primeiroAttivi terá carroçaria Paradiso NewG7, comprimento de 13 a 25 metros e capacidade para 89 passageiros sentados e empé. AWEG, de Jaraguá, SC, será respon- sável por fornecer os motores elétricos de tração, inversores e motores auxiliares. Já as baterias são da chinesa CATL, montadas pela Moura em Pernambuco. Na rota de descarbonização no trans- porte de passageiros no Brasil além da eletrificação também começam a apare - cer apostas no gás – e biogás extraído de resíduos orgânicos. A Scania, que já tinha começado a produzir motores a gás para caminhões em São Bernardo do Campo, SP, desenvolveu o primeiro chassi de ôni- bus rodoviário do Brasil commotormovido a gás natural veicular ou biometano. Omodelo é usado para fretamento pela Turis Silva no transporte de trabalhadores da usina de aços especiais da Gerdau em

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