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74 Maio 2022 | AutoData ESPECIAL AUTODATA 30 ANOS » ÔNIBUS que a cada 210 quilos a menos é possível reduzir o consumo de diesel em 1%. Para alcançar essa economia houve substituição demateriais, commaior uso de recicláveis, como alumínio, plástico injetado e novas composições químicas. Comomesmo objetivo foi feita pesquisa sobre a aerodinâmica, resultando no repo- sicionamento dos espelhos mais à frente, o que gerou redução de mais 1% a 2% no consumo. Coma substituição dos espelhos por câmaras é possível acrescentar mais 0,5% de economia de combustível. Com a adoção do terceiro eixo, que já era usado na Europa, surgiramos modelos rodoviários mais altos, high e double de- cker, elevando a capacidade de transporte sem sobrecarregar as rodovias. Também motivou mudança na legislação para per- mitir ônibus rodoviários de 14 metros. No segmento de urbanos uma das prin- cipais novidades é a bilhetagemeletrônica, que torna viável a ausência de cobradores. Na avaliaçãodeBisi a qualidadedosmo- delos rodoviários nacionais já supera a dos europeus, que são produzidos para curtas distâncias, enquanto no Brasil o uso maior é para longos percursos. Dentre as diferen- ças está o uso de poltrona aqui e bancos na Europa. Também a largura dos ônibus nacionais é maior, melhorando o conforto. Como desvantagem local Bisi cita a falta de qualidade das estradas, que impede a adoção de tecnologias mais avançadas nas carrocerias e nos chassis. Lembra, como exemplos, as cozinhas existentes nos ônibus europeus e americanos e os bagageiros automáticos. ALTOS E BAIXOS Os registrosmais antigos sobre omerca- do de ônibus noBrasil datamde 1957, quan- do foramproduzidos 2 mil 246 chassis, dos quais 1 mil 904 receberam emplacamento. De acordo como anuário da associação de fabricantes, a Anfavea, as primeiras expor- tações ocorreram em 1961, 380 unidades. As informações sobre carrocerias estão disponíveis somente a partir de 1971. Os dados da Fabus, associação dos fabrican- tes de ônibus, apontam 4 mil 331 unidades Produção e vendas de carrocerias de ônibus Em unidades Produção Licenciamento 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 24 286 18 894 17 345 21 467 17 343 21 556 21 458 14 934 22 674 23 690 22 826 26 990 28 758 35 387 34 512 13 706 11 396 12 595 17 368 15 518 14 862 15 761 10 679 16 628 16 960 16 502 15 887 17 632 15 269 19 482

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