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77 AutoData | Maio 2022 A regulamentação do quarto eixo nas composições de semirreboque poderá incrementar a produção ainda este ano? Qual a projeção para a participação deste produto específico nas vendas em 2022? Sim. Na verdade, já está incrementando. Todos os fabricantes já estão comercializando o produto e o interesse do mercado tem surpreendido posi- tivamente, pois em vários segmentos o ganho é de fato expressivo. Muito difícil mensurar volumes nesse período de estreia do modelo, ainda combi- nado com um momento bastante volátil pelo qual estamos passando. Mas não resta dúvida de que veio para ficar e para conquistar espaço relevante em nossas linhas de produção. Como a proposta de um projeto de renovação da frota de caminhões pelo governo federal inclui a renovação dos implementos usados? Quais os be - nefícios para o operador e o seu setor considerando também a renovação de semirreboques? Afeta nosso segmento especialmente no quesito produtividade diante da chegada dos produtos quatro-eixos tratados na questão anterior. Ao re- novar o veículo se faz necessário também buscar um implemento mais moderno, adequado às es- pecificidades da atividade do cliente, pois esse caminho da renovação deve ser um processo de ciclo virtuoso que permita ao cliente ser mais efi - ciente e rentável, para que siga no caminho que o levará ao zero-quilômetro. Uma conta que deve ser considerada é o valor da unidade sucateada, pois ela tende a ir ao contrário das mais modernas, carregando mais peso próprio, especialmente aço, que será a unidade geradora de divisas, pela qual o proprietário poderá transitar na negociação até mesmo de forma individual pois será difícil estabe- lecer uma tabela de preços para a imensa variedade de modelos e portes de implementos rodoviários disponíveis para renovação. Alcides Braga, presidente da Truckvan José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato Divulgação/Truckvan Divulgação/Librelato A regulamentação do quarto eixo nas composições de semirreboque poderá incrementar a produção ainda este ano? Qual a projeção para a participação deste produto específico nas vendas em 2022? A configuração já está regulamentada e com isso devemos ter aumento de pedidos. O quarto eixo é uma novidade e parece que existe alta demanda por este modelo de implemento no mercado. Só conheceremos seu real benefício, contudo, após o uso em várias famílias. Após a aplicação no cliente teremos um retorno referente à sua praticidade, eficiência e benefício aos resultados das transporta - doras. Acreditamos que os modelos que liderarão os pedidos de quarto eixo sejamos graneleiros/cargas secas, furgão lonado – cargas de bebidas devem ter demanda forte – e tanques. Nossa expectativa é que devemos atingir este ano a venda de 1,2 mil implementos com essa configuração. Como a proposta de um projeto de renovação da frota de caminhões pelo governo federal inclui a renovação dos implementos usados? Quais os be - nefícios para o operador e o seu setor considerando também a renovação de semirreboques? A proposta do Renovar é semelhante para cami- nhões e ônibus e implementos rodoviários, mas tem algumas diferenças nas questões de ano de sucateamento. O projeto é embrionário, mas tem total apoio da Anfir, pois a renovação de frota, além de forte contribuição ao meio ambiente, traz a ban- deira de segurança nas estradas, que é um tema defendido pelos associados. Aguardamos o início do projeto com caminhões e ônibus, que já têm definido os estados da Federação para testar o mo - delo de negócio e ver se requererá ajustes futuros. Para implementos ainda não foi definido o Estado para iniciar o Renovar. Penso que neste início não teremos alavancagem de vendas, pois trata-se de teste preliminar.

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