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42 Julho 2022 | AutoData CASES 2022 » MONTADORA DE AUTOMÓVEIS E COMERCIAIS LEVES General Motors Great Wall Motor Stellantis Volkswagen Como parte do investimento de R$ 10 bilhões nas fábricas paulistas até 2025 a GM promove grande transformação na fábrica de São Caetano do Sul, que produzirá a nova picape Chevrolet Montana a partir de 2023. Foi instalada nova linha de prensas, a mais produtiva da empresa nas Américas, com capacidade para operar 30 mil peças por dia. Com a instalação de 265 robôs os níveis de automação da soldagem e da pintura sobem para 98% e 94%. A GM também amplia sua estrutura de engenharia na América do Sul, com a contratação de mais 250 profissionais para aumentar capacidades de projetos e de exportação de serviços. Adquiriu a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, SP, e anunciou investimento de R$ 10 bilhões até 2032 no Brasil, que abrigará a maior base de produção da Great Wall Motor fora da China. A operação local começa em 2023 só com modelos híbridos flex, SUVs das marcas Haval e Tank, e picapes Poer. O aporte será dividido em dois ciclos: o primeiro, de 2022 até 2025, será de R$ 4,4 bilhões, aplicados principalmente no aumento da capacidade produtiva da planta para 100 mil unidades/ano e no desenvolvimento de fornecedores locais, com objetivo de atingir nível de nacionalização superior a 50% até 2026. Nascido da fusão de FCA com PSA, em janeiro de 2021, o Grupo Stellantis converteu-se no maior fabricante de veículos na América do Sul, com a produção de carros de quatro de suas catorze marcas – Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën – em três fábricas no Brasil e duas na Argentina, além de importar para a região modelos Ram, DS e Opel. No mercado brasileiro o grupo terminou 2021 com 500 mil veículos emplacados, alcançou quase 33% de participação, com cinco dos dez veículos mais vendidos do País, incluindo a líder picape Strada. A Fiat retomou a liderança com quase um quarto das vendas, a Jeep esteve o ano todo no Top 10 e Peugeot e Citroën voltaram a crescer. Anunciou novo ciclo de investimento na América do Sul, de R$ 7 bilhões até 2026. Perto de R$ 1,2 bilhão vão para a Argentina e outra parte irá para a fábrica de Taubaté, SP, onde será produzido o Polo Track, seu novo veículo de entrada sobre a plataforma MQB. Os aportes foram confirmados após a empresa registrar aumento significativo na receita e voltar ao lucro na região em 2021 após muitos anos. Também estão previstos investimentos no desenvolvimento de soluções digitais, como uma nova geração do sistema de infoentretenimento VWPlay, e a criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Biocombustíveis, com sede na fábrica de São Bernardo do Campo, SP.
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